2015/06/19

Google comprou empresa de streaming de apps


Numa altura em que o streaming de filmes e música nos vai fazendo esquecer os "downloads", não acham que estaria na altura de aplicar o mesmo conceito às próprias apps? O Google parece achar que sim, e já comprou uma pequena empresa que se especializou nessa área.

Que vos parece a ideia de poderem ter acesso a qualquer app que desejassem sem que fosse necessárioas descarregá-la e instalá-la previamente? É isso que se torna possível com a tecnologia de streaming de apps da Agawi, que o Google comprou o ano passado.


A empresa focava-se em disponibilizar um serviço que permitia que um jogo pudesse ser jogado directamente dentro de um anúncio, para que os utilizadores pudessem ver a app antes de a comprar, mas facilmente se percebe que a sua potencialidade é muito mais vasta.

Numa primeira fase, é de prever que o Google use esta tecnologia para permitir que se experimentem apps sem as instalarmos; mas lá mais para a frente espero que seja adoptada de forma mais produtiva, dando resposta ao que já venho a pedir há anos.

Há muito que me irrita manter no smartphone algumas "dezenas" de apps que uso muito raramente, mas que mantenho instaladas por eventualmente poderem ser úteis em determinadas situações. Não teria muito mais lógica que estas apps pudessem ser disponibilizadas via streaming, não ocupando espaço de forma contínua? Bastava dar a opção aos utilizadores de dizerem quais as apps que desejavam manter permanentemente nos seus dispositivos (ao estilo dos documentos com acesso offline no Google Drive e afins) e quais aquelas que poderiam ser usadas via streaming, com o sistema a gerir a coisa em função da frequência de utilização e do espaço livre disponível.

Vamos lá ver quanto mais tempo teremos que esperar por isto, mas por agora, a confirmação desta aquisição praticamente garante que o Google está a trabalhar nisso.

2 comentários:

  1. A Microsoft já tem há algum tempo um serviço que permite otimizar aplicações para serem consumidas por streaming, nomeadamente a partir de Android e iOS:
    http://azure.microsoft.com/en-us/services/remoteapp/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é simplesmente um serviço de "remote desktop".

      O que se está a falar seria mesmo o streaming de apps com o código a ser executado localmente no dispositivo (mas isso seria o que eu consideraria desejável, não sei se este serviço que o Google comprou faz isso, ou se se limita a fazer algo como o que referiste... que seria bem mais simples, mas também banal. :)

      Eliminar