Quantas vezes, ao passarem por sítios apertados, não terão desejado poder sair do carro e controlá-lo cá de fora, para terem uma melhor visão do que estavam a fazer? A Land Rover faz-nos a vontade, com um protótipo que pode ser controlado remotamente usando o smartphone.
Este sistema da Land Rover, integrado no grupo de desenvolvimento de carros autónomos, limita-se a aplicar o mesmo conceito dos carros tele-comandados de brincar a automóveis à escala real. Para que não haja abusos, o sistema funciona apenas a curta distância e a velocidades reduzidas, e para além disso para automaticamente caso os seus sensores detectem qualquer risco de colisão com objectos ou pessoas.
... Quem é que já não terá desejado ter algo como isto quando alguém decide estacionar o carro mesmo ao lado, impedindo que se entre no carro e se tenha que ir pelo lado oposto? Assim, era só pegar no smartphone e fazer com que o carro saísse do "aperto".
O outro sistema demonstrado é algo aparentemente simples, mas que para ser feito de forma automático também obriga a que seja desenvolvido: um sistema de inversão de marcha, que analisa se existe espaço para fazer a manobra, e depois a faz sem qualquer intervenção humana. Algo que será necessário para os casos em que um carro autónomo, por algum motivo, se depare numa situação em que só lhe resta fazer uma volta de 180º.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)