A potência dos GPUs tem feito evoluir a capacidade de simulação de objectos e as suas propriedades físicas para níveis que seriam impensáveis há uma década. E como a Nvidia nos demonstra, nem o cabelo escapa à simulação.
As imagens quase que poderiam fazer pensar que se trata de um anúncio a uma marca de produtos para o cabelo, mas não. Trata-se apenas de alguém que decidiu usar o HairWorks da Nvidia para nos mostrar o tipo de coisas que se podem fazer quando se usam a potência dos GPUs para fazer uma simulação fisicamente realista de meio milhão de cabelos individuais.
No entanto, não se precisam preocupar com o penteado dos vossos personagens digitais nos jogos a esvoaçar ao vento - pelo menos, não nos próximos tempos. Fazer a simulação de todo este cabelo ainda é demasiado exigente, significando que ainda teremos que esperar por mais duas ou três gerações de novos GPUs para que isto já comece a poder ser feito sem interferir demasiado com o desempenho necessário para manter o resto do jogo a correr decentemente.
Mas... está visto que será apenas uma questão de tempo até que também os personagens dos jogos tenham cabelo fisicamente realista, e sujeitos a ficar despenteados da forma correcta em reacção aos movimentos que efectuarmos.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)