2015/07/25

Cientistas Portugueses resolvem mistério da sincronização dos pêndulos


Os relógios de pêndulos podem ser considerados uma peça do passado, mas há centenas de anos que intrigavam os cientistas. É que, colocando-se dois relógios numa mesma parede, eles acabam por sincronizar o balanço dos seus pêndulos - e agora dois investigadores portugueses explicam porque tal acontece.

Esta propriedade quase "mágica" dos pêndulos se sincronizarem há muito que baralhava cientistas e pessoas em geral. Mas Luís Melo, investigador do INESC, e Henrique Oliveira, do Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos, descobriram a resposta... que afinal está no som.

O seu pressuposto foi o de que um pêndulo de um relógio, num dado ponto do seu ciclo, transfere energia a outro através de impulsos sonoros. E é essa onda sonora que, ao longo do tempo, vai contribuindo para que ambos fiquem sincronizados.

Este fenómeno tinha sido detectado já em 1665 por Christiaan Huygens, inventor do relógio de pêndulo, quando observou que, qualquer que fosse a posição de partida de dois pêndulos de relógios diferentes presos numa mesma trave, os mesmos acabavam por ficar sincronizados em oposição de fase. Agora, 350 anos mais tarde, foram os Portugueses a explicar este mistério.

Esta descoberta poderá ser agora aplicada a outras áreas, incluindo osciladores e circuitos electrónicos, ajudando a resolver problemas e a criar novos sistemas que tirem partido deste curioso efeito.


... Faz-me recordar a técnica conhecida para sincronizar metrónomos. :)

1 comentário: