2015/07/28

FCC quer proibir a instalação do OpenWRT em routers


Depois de anos a lutar-se pela possibilidade de se poder instalar firmwares alternativos nos dispositivos móveis, eis que a guerra se alastra para os routers - pondo em causa projectos como o OpenWRT.

As novas regras da FCC nos EUA proíbem que os utilizadores tenham acesso a parâmetros avançados, como a alteração da potência de transmissão e frequências utilizadas, e isso está a fazer com que os fabricantes de routers estejam a bloquear a possibilidade de se instalarem firmwares alternativos, como o popular OpenWRT.

É uma decisão que, obviamente, está a gerar polémica junto de toda a comunidade que gosta de ter controlo total sobre o hardware que utiliza, ou que não dispensa as opções avançadas que estes firmwares disponibilizam (e que não se limitam apenas às tais opções problemáticas). Ainda mais estranho será o facto desta exigência acabar por afectar apenas um segmento de utilizadores avançados, que terá maior consciência daquilo que faz.

Um utilizador dito "normal" nunca irá perder tempo a olhar para o router (nem tão pouco pretenderá fazê-lo), pelo que não levanta qualquer problema - e isto representará 99% dos compradores, digo eu. Apenas uma percentagem bastante reduzida se aventurará na modificação do seu router - sendo precisamente o tipo de utilizadores com capacidade para ultrapassar qualquer protecção que os fabricantes possam implementar (não faltam nos forums exemplos de utilizadores a soldar fios directamente nos chips para regravarem os seus routers quando as experiências correm mal.)

Enfim... parece apenas mais uma daquelas limitações burocráticas que bem poderia ser dispensada: as regras e leis estão definidas, era dispensável tentar força-las de forma a angustiar toda um segmento de população mais tecnológica que gosta de ter controlo sobre os seus produtos, em vez de se arriscar a potencialmente estar a ser controlada por eles.

3 comentários:

  1. E quem obriga os fabricantes a fazer software/firmware decente?

    ResponderEliminar
  2. Cá teoricamente também é (ainda +) ilegal, pois a potencia limite das antenas 802.11b/g na UE está fixada no 100mW enquanto que nos EUA são 4 W.
    Carlos, estás a esquecer-te que os efeitos na saúde acima desses valores, em microondas, como é o caso do wifi, são desconhecidos e que a FCC também está a pensar na saúde dos americanos.Há antenas FM licenciadas com potencias muito acima desses valores, mas estamos a falar de ondas de radio mais longas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é só uma opinião, mas a questão de alterar valores de potência deve ter sido apenas a: desculpa ideal.

      Digamos que o mesmo fabricante tem 2 modelos de router, sendo um deles de gama baixa e mais acessível.
      O hardware possivelmente será o mesmo para reduzir custos no fabrico.
      Havendo possibilidade de colocar o OpenWRT no modelo de gama baixa, e mais barato, quem vai comprar o outro??????
      Tem-se visto ultimamente a mesma situação em osciloscópios. Modelos cujo hardware é exactamente igual e por portas travessas desbloqueiam-se frequências e funcionalidades.

      Se eu fosse fabricante, era capaz de ficar um bocadinho chateado com a perca de lucros não???

      Se a única preocupação fosse a configuração da potência da antena, fazia mais sentido a FCC obrigar os fabricantes a limitar via hardware.

      Eliminar