2015/07/29

Google já mostra gráficos de afluência de estabelecimentos comerciais


Para além de nos dar informação dos horários, e até a ementa, de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, o Google começa agora a mostrar-nos também quais os períodos de afluência mais popular e que poderemos querer evitar para não ficarmos presos em filas.

Torna-se mais fácil que nunca descobrir os momentos "mortos" de estabelecimentos comerciais, mais propícios para lá darmos um salto e evitarmos potenciais filas de espera. Ao se pesquisar por um local no Google, para além de toda a informação habitual, passa também a ser exibido um gráfico que permite ver o volume de afluência, discriminado por horas e dias da semana.


Estes dados estarão a ser estimados com base nos registos de localização que o Google vai obtendo através do histórico de localização que os utilizadores partilham (usado de forma anónima), dando-nos mais um caso de como este tipo de dados se pode tornar bastante útil - embora, certamente, existam algumas pessoas que não gostarão de ver dados sobre a afluência aos seus estabelecimentos revelados publicamente, mesmo sendo estimativas.

Ainda assim, a ideia é a de que este sistema seja positivo também para os comerciantes. Em vez de lidarem com clientes que ficam chateados com filas ou tempo de espera demorados, os clientes poderão optar por fazer uma visita em horário alternativo, resultando em mais clientes satisfeitos.

... Resta saber quando é que as finanças começarão a fazer cruzamento de dados, e comparar se a facturação de cada dia bate certo com a estimativa de afluência. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)