Se têm um iPhone, é bem provável que nos últimos tempos tenham notado um estranho fenómeno de ver um reboot inesperado. Ao que parece, é um problema que está a tornar-se cada vez mais comum.
O sintoma é fácil de detectar, estão a usar o iPhone normalmente e, sem qualquer aviso, vêem o ecrã a apagar-se e surgir o símbolo da Apple como quando está a fazer reboot. A diferença é que este "reboot" é bastante mais rápido (demorando apenas alguns segundos) e quando termina descobrem que o iPhone não vos pede a password ou PIN do cartão SIM como faria no caso de um reboot total.
Na verdade o que se passa é que isto se deve ao crash do Springboard, o "interface" do iOS - aliás, se estiverem a meio de uma chamada poderão comprovar que a chamada continua activa, como se nada se tivesse passado. No entanto, continua a ser um acontecimento indesejado, e que os utilizadores gostariam de ver solucionado ou, pelo menos, reconhecido pela Apple como sendo um problema. A Apple faz, de facto, referência a estes restarts, mas refere apenas que os utilizadores deverão utilizar o iOS mais recente e actualizar as apps.
Nalguns casos este crash acontece associado a algumas actividades mais específicas, como a actualização de apps, ou a activação da Siri; havendo relatos de pessoas que estão a ver isto acontecer várias vezes por semana, e outras com muito menor frequência. O que é certo é que é algo que parece ter ficado mais frequente com a chegada dos iPhone 6 e que permanece mesmo com o mais recente iOS 8.4.
Um dado que poderá dar mais alguns detalhes sobre o problema é irem aos logs de diagnóstico (os tais que nunca se conseguem eliminar, nem mesmo desligando o envio automático) em Settings->Privacy->Diagnostics->Diagnostics & Usage Data; e procurarem por ficheiros que contenham "panic" no nome e espreitarem o "bug type" referido logo no início de cada ficheiro. Se for o código 110 é muito provável que se trate de um problema de hardware; se forem outros códigos... teremos que aguardar para ver se a Apple resolve o assunto.
Será indicação de que o 1GB de RAM já começa a ser curto para o iOS e que o springboard crasha por falta de memória? Se assim for, e se o próximo iPhone 6S vier com 2G, já se poderão lançar as teorias de conspiração de que isto se trata de um plano para incentivar o upgrade.
Tudo OK no iOS 8.4, até agora (iPhone 5). Tendo dito isto, o iOS 8 foi ligeiramente mais instável que o 7 e o 6 em termos de resprings. Esporadicamente tenho resprings sem razão aparente, mas felizmente é uma ocorrência rara. Nunca vi esse ecrã vermelho como no vídeo... Tenho nos diagnósticos alguns crashes type 109, mas 110 não.
ResponderEliminarO problema do iPhone não é a RAM (para já). Longe vão os dias em que puxava que nem um louco pelos 256mb de RAM do meu iPod e não era por isso que ele tinha mais resprings. O problema é optimização. A Apple parece que se esqueceu um pouco da coisa que sempre tornou o iOS uma alternativa viável ao Android. Esperemos que eles se voltem a focar maioritariamente na qualidade com o iOS 9... Pelo menos é o que este próximo iOS promete.
Tudo OK no iOS 8.4 (iPhone 6) e iOS 9b2 (iPad Air)...
ResponderEliminarRaramente tenho resprings.
Uma coisa que tem bugs, é a nova App Música... aquilo dá para usar e pouco mais...
Tudo OK no iOs 8.4, em 2 5s, um iPad Air e um iPad Mini 1 da casa. Ficaram bem mais estáveis com a recente actualização. Concordo com Tecas Pinto, o iOS 9 deverá vir com melhor optimização das tarefas, embora o sistema continue bom, inclusive pela adopção de algumas características do Android.
ResponderEliminarPor aqui está tudo bem com o iPhone 6 (8.4) e com um Air (8.3).
ResponderEliminarNum iPod Touch (5th) do meu sobrinho é que a coisa se complica...