2015/07/26

Twitter já remove tweets com piadas devido a copyright


Normalmente considera-se que tudo aquilo que chega à internet fica automaticamente preservado para todo o sempre, mas há também situações que nos relembram a volatilidade da informação que por cá existe. No caso do Twitter, não se admirem por um qualquer tweet que tiverem marcado como favorito, afinal for substituído por uma mensagem a dizer que o mesmo foi removido devido a copyright.

Há muito que se fala da necessidade de uma reforma de todo o sistema de direitos de autor, mas até que isso aconteça aquilo que temos são coisas como a DMCA, que basicamente consistem em "disparar primeiro, fazer as perguntas depois". Isto é, se alguém se queixar que estão a violar os seus direitos de autor - tendo ou não razão - a maioria dos serviços retirará imediatamente os conteúdos, deixando para depois a gestão do processo no caso de conseguirem provar que afinal tinham direito a poder utilizar esses conteúdos (é o suficiente para fazer "sabotagem" nalgumas campanhas bem orquestradas.)

Neste caso do Twitter, a situação não assume proporções muito preocupantes, mas não deixa de ser um pouco caricato que um destes episódios se tenha dado com... piadas.


Uma escritora freelancer não gostou de ver alguns dos seus tweets serem republicados sem fazerem menção à sua origem, e fez o pedido de remoção dos mesmos ao Twitter.

Aqui não há grande margem para dúvidas. O Twitter facilita o "re-tweet" de conteúdos, mantendo visível que foi o autor original do mesmo; e neste caso tratavam-se de contas que deliberadamente optaram por copiar o conteúdo fazendo-o passar como seu (e em grande parte sendo de contas de spam que simplesmente se limitam a copiar tweets de outras pessoas.)

Ainda assim, dá-se o caso de por vezes estas contas de conteúdos replicados poderem ter mais seguidores do que os autores originais... pelo que facilmente se perceberá a frustração de ver algo que se cria com esforço e/ou inspiração ser rapidamente surropiado por estes "piratas dos tweets".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)