2015/08/30

Architecture of Radio é uma app que nos deixa "ver" as ondas de rádio


Os nossos olhos permitem-nos ver apenas uma curta banda do espectro electromagnético, naquilo que interpretamos como "cor". Mas... como seria se pudéssemos ver gamas diferentes, como as ondas de rádio? É isso que poderemos fazer em breve, recorrendo à ajuda de uma app de realidade aumentada.

O espectro electromagnético estica-se desde as frequências ultra-elevadas (como os raios gama), às frequências mais longas, como as ondas de rádio. A gama que os olhos humanos são capazes de detectar resume-se a uma pequena faixa, que nos deixa a sonhar sobre como seria poder ver todo o resto do mundo invisível que nos rodeia.


Em áreas como os ultra-violetas e infra-vermelhos, ainda temos câmaras especiais que nos permitem visualizar esse mundo; mas seguindo-se para frequências mais elevadas começamos a entrar no campo dos raios-X (que dispensam apresentação) e raio gama, que começam a exigir detectores cada vez mais especializados. Do lado oposto, depois do infra-vermelho começamos a entrar no campo das micro-ondas, e das ondas de rádio "convencionais".


A app Architecture of Radio pretende mostrar-nos este mundo invisível que nos envolve constantemente, e para isso recorre a técnicas de realidade aumentada, usando um tablet ou smartphone como janela para espreitarmos o mundo das ondas de rádio.

Uma vez que os nossos smartphones e tablets não são capazes de "ver" as ondas de rádio, a representação que vemos recorre a uma base de dados para localizar as torres celulares e até calcula a posição dos satélites para mostrar os que estiverem a passar por cima de nós, criando uma representação visual dos seus sinais de rádio.

Ainda não será desta que poderemos "ver" o sinal WiFi do nosso hotspot para tentar perceber porque motivo não temos sinal num dos cantos do sofá, enquanto que na outra ponta temos sinal máximo, mas será uma forma interessante de visualizarmos a enorme quantidade de fontes de rádio que nos rodeiam e que poderemos desconhecer por completo.

A app para iOS tem lançamento agendado para o final do ano, com a versão para Android a seguir-se no início de 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)