2015/08/18

DynaFlash é um projector a 1000fps que "cola" as imagens aos objectos


O framerate é algo que normalmente todos consideram ser aceitável em torno dos 30 ou 60 frames por segundo; mas hoje trago-vos um exemplo que demonstra bem as vantagens de sistemas de 1000fps!

Quando se fala de sistemas de projection mapping dinâmicos, temos um projector que vai projectando imagens de forma a que acompanhem um objecto em movimento. Isso faz com que o projector possa apenas apresentar imagens a cada 33 ou 16ms (30 ou 60fps), para além do tempo necessário para a captação da imagem pela câmara, e o tempo gasto no processamento para identificar a posição actual. O resultado... é uma imagem projectada que tem algum atraso, e não parece natural.

Neste sistema, o projector DLP é capaz de apresentar imagens a 1000fps, e é usada uma câmara que regista as imagens a 500fps; resultando num sistema capaz de reagir e apresentar uma imagem num tempo total de apenas 3ms!

O resultado é um sistema capaz de apresentar imagens que parecem estar realmente presas a um objecto, mesmo em caso de movimentos rápidos e inesperados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)