2015/08/24

Elephone vai comercializar o ZUK Z1 da Lenovo com Cyanogen


Depois de anos com os topo-de-gama a centrarem sobre si todo o protagonismo, chegamos a um momento em que são os equipamentos de gama baixa e média que estão a dar que falar. Este ZUK Z1 será mais um desses modelos, e para a sua versão internacional opta por vir com Cyanogen de origem.

No início da passada semana falámos do ZUK Z1, um rebrand da Lenovo, que segue as pisadas da Huawei com os Honor. A Elephone ficou responsável pela comercialização do modelo destinado ao mercado internacional, mas faltava a oficialização da apresentação. Entretanto, através de um comunicado, a Cyanogen anunciou oficialmente a parceria com a ZUK, tendo esta publicado a notícia no seu site.

Em termos de hardware, temos um conjunto muito equilibrado e atractivo, que se poderia considerar de topo-de-gama: ecrã FullHD de 5.5", 3GB de RAM e 64GB de armazenamento. O processador já é um velho conhecido, Snapdragon 801, GPU Adreno 330, câmaras de 13MP e 8MP, porta USB 3.0 tipo C, bateria de 4100mAh e um sensor de impressões digitais integrado no botão "home". O principal factor de destaque nesta versão internacional é o sistema operativo, que não é nada mais, nada menos que o popular Cyanogen, agora na versão 12.1.

No design destaca-se o anel metálico a toda a volta, laminado nas extremidades, que lhe dá um aspecto premium e contribui para a sensação de resistência ao conjunto.

Quanto ao preço, a versão chinesa tem um preço de cerca de $280, pelo que há esperanças de que esta versão internacional possa chegar até nós com um preço abaixo da barreira dos 300 euros (ou 349 euros no pior caso.)





As semelhanças com o OnePlus One são gritantes. Poderíamos dizer que são dois irmãos separados à nascença, tendo o ZUK ficado um ano na incubadora. Esta situação torna-se ainda mais interessante quando sabemos que é intenção da OnePlus lançar um novo equipamento até final do ano, o qual deverá ter por base o hardware no OnePlus One, mas com algumas alterações que prometem acrescentar valor ao produto.

De um lado da balança temos o tal "novo OnePlus", do outro o ZUK Z1. Partindo do princípio que vão jogar no mesmo intervalo de preço, terá o CyanogenOS capacidade de (novamente) desequilibrar a balança? Irá a OnePlus sofrer na pele com o resultado de uma estratégia que lhe foi tão favorável?

Se tivermos em linha de conta que a própria Lenovo disponibiliza o Motorola Play ( resta saber se o preço será efectivamente o anunciado...), a Alcaltel o Idol 3, a Asus o Zenfone 2 (prestes a chegar), a Huawei o P8 Lite, a LG, Samsung e Sony mais uma pipa de equipamentos, é caso para se dizer que o segmento de gama média será o mais concorrido e competitivo de sempre. E quem tem a ganhar com isso... somos todos nós.

Por: Luis Costa

3 comentários:

  1. Excelente! Cyanogen tem tanto potencial por aproveitar... e isso nota-se quando meti lá no velhinho de casa SGS2 o 5.1.1....

    ResponderEliminar
  2. ZUK ou ZUC? É que no artigo está ZUC diversas vezes.

    ResponderEliminar