2015/08/25

Que smartphones carregam mais depressa?


Ditam as leis da vida que o nosso smartphone irá estar praticamente descarregado no exacto momento em que mais precisávamos que ele estivesse carregado. A solução poderá passar por andar com um power bank atrás... ou ver que tal se comportam as prometidas tecnologias de recarregamento rápido.

Enquanto não nos chega uma tecnologia revolucionária de baterias que nos faça esquecer a questão da autonomia, nada como espreitar que tal se comportam os smartphones quando chega o momento de os recarregar sob condições de stress - isto é, ter um período de tempo limitado para o recarregar. Foi precisamente esse o teste que foi feito e que revelou o Zenfone 2 da Asus como campeão, atingindo uns incríveis 32% após meros 15 minutos de carga.


Aos 30 minutos, o Galaxy S6 consegue recuperar e iguala-o nos 53%... mas há que ter em conta que o Galaxy S6 tem uma bateria de menor capacidade que o Zenfone 2 (2550 vs 3000mAh), pelo que a vantagem efectiva continua do lado do Zenfone 2.



Há apenas que referir que para se tirar partido de tecnologias como o Quick Charge 2.0 da Qualcomm, ou equivalentes de outros fabricantes (como o Turbo Charge da Motorola), há que ter um smartphone e um carregador adequados. No caso do Quick Charge 2, o carregador é capaz de fornecer 9V a 1.67A, de modo a permitir o recarregamento acelerado. E o mais caricato é que por vezes temos smartphones que suportam estas tecnologias mas não são fornecidos com um destes carregadores de origem (como acontece com o LG G4, por exemplo).

E por último, não descurar também a importância dos cabos. Se estiverem a usar cabos USB que compraram por alguns cêntimos numa qualquer loja online, não se admirem se o vosso smartphone demorar horas e horas a carregar, ou nem sequer conseguir recarregar-se. Há cabos USB que aparentam ser grossos, mas é só plástico, e os cabos condutores são praticamente de espessura microscópica.

2 comentários:

  1. Tenho um Oppo Find 7 e penso que carrega 75% em 30min, a validade desta comparação é pouca a meu ver, certamente pulverizava estes valores.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar