2015/08/25

Samsung Galaxy Note 5 pode ficar danificado com S Pen inserido ao contrário


Se há aqueles que acusam a Samsung de inspirar demasiado na Apple, agora poderão dizer que até os copiam ao ponto de recriar os polémicos casos do antenna-gate e bend-gate, com o novo Galaxy Note 5 a estar sujeito a um S Pen-gate.

No novo Galaxy Note 5, a Samsung melhorou o processo de inserção e remoção do S Pen, recorrendo a um mecanismo de empurrar-para-soltar que funciona bastante bem. O problema é que a Samsung parece ter-se esquecido da eventualidade de um utilizador pode colocar a S Pen ao contrário, situação que pode ser feita sem qualquer dificuldade até se descobrir que a S Pen lá pode ficar encravada definitivamente. E que para além disso, a sua remoção, quando possível, poderá danificar de forma irreversível o sistema de detecção da stylus, que normalmente lança uma acção automática quando a mesma é removida.

O pior é que não se trata de um esquecimento, mas sim de algo que a Samsung sabia mas parece ter achado que não seria um problema, pois no manual surge esta mesma advertência.

Se formos a ver, há muitas outras coisas onde algo colocado indevidamente pode resultar em problemas (por exemplo, um microSD colocado em orientação errada), mas aqui estamos perante uma operação que será feita de forma frequente, e que por simples distracção poderá acontecer com relativa facilidade - para não falar na possibilidade de se ceder o equipamento a crianças.

Será que a Samsung está correcta ao limitar-se a fazer a advertência do que não se deve fazer com o S Pen; ou será que devia ter previsto esta situação e arranjado forma de a evitar, ou no mínimo garantir que isso não provocaria danos irreversíveis?

4 comentários:

  1. Fail consentido do ano.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. "...pois no manual surge esta mesma advertência." Manual que não acompanha o equipamento.

    ResponderEliminar
  4. Se avariar eles mais depressa vendem outro... Já o mesmo se passa com as baterias não amovíveis....

    ResponderEliminar