2015/08/25

MIT cria impressoras 3D que imprimem 10 materiais em simultâneo e em vidro


A revolução da impressão 3D ainda está no início, e o MIT tem novas impressoras que o demonstram, capazes de imprimir até uma dezena de materiais diferentes em simultâneo... e até imprimindo em vidro.

A maioria das impressoras 3D de que se ouve falar actualmente, são modelos capazes de imprimir num único material e usando um processo de extrusão que vai depositando um filamento de plástico derretido. Algumas delas adicionam uma segunda cabeça, permitindo imprimir dois materiais diferentes; mas a MultiFab do MIT deixa isso para trás e opta por uma técnica diferente que lhe permite imprimir uma dezena de materiais diferentes em simultâneo.

O truque é que em vez de recorrer a um sistema de extrusão, esta impressora recorre a um sistema idêntico à das impressoras de jacto de tinta, projectando gotas microscópicas de fotopolímeros, que permitem ir criando um objecto 3D com uma resolução de 40 microns (metade da espessura de um cabelo).

Para garantir a qualidade e precisão da máquina, o sistema recorre a um sistema de visão que vai inspeccionando o processo de impressão e fazendo as devidas correcções. Segundo os seus criadores, isto permite que a máquina possa ser feita com material comum, e a um preço económico.

Outra vantagem deste sistema é a capacidade de poder imprimir directamente sobre outros objectos. Por exemplo, seria possível colocar um smartphone no tabuleiro, e fazer com que a impressora imprimisse uma capa directamente sobre ele.





Mas, se dez materiais diferentes não forem ainda suficientes... que vos parece a possibilidade de fazerem impressão 3D de objectos em vidro? O MIT também tem uma dessas impressoras, que já vai mostrando objectos que não seriam possíveis de fazer de forma manual, e abrindo a perspectiva para a criação de peças em vidro onde se poderá definir com precisão todas as suas características.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)