2015/08/14

Samsung revela SSD de 2.5" com 16TB


Já tínhamos referido que os novos chips flash de 256Gbit da Samsung iriam permitir criar SSDs com capacidades generosas, e aqui está a prova disso mesmo: um SSD de 2.5" com 16TB de capacidade.

Graças à utilização do processo de fabrico 3D V-NAND e à sobreposição de camadas (48!) a Samsung está agora apta a produzir chips com 256Gbits (32GB) que tornam possível coisas como este SSD PM1633a, com 16TB num formato de 2.5". É o SSD de 2.5" com maior capacidade do momento, e que supera largamente a capacidade dos discos rígidos convencionais (que neste momento se ficam pelos 10TB).

Mesmo utilizando estes novos chips, há bastante curiosidade sobre como é que a Samsung conseguirá ter colocado entre 480-500 chips no formato compacto de um disco de 2.5" - sendo algo que certamente será dissecado em pormenor assim que os primeiros discos começarem a chegar ao mercado. Mercado, que obviamente será vocacionado para o sector empresarial.

Para demonstrar as capacidades deste seu novo disco, a Samsung montou um servidor com 48 destes SSDs, para um total de 768TB, e que era capaz de suportar 2 milhões de IOPS (input/output operations per second)! Ordens de magnitude acima dos 10-100 mil que podemos obter num SSD "normal" nos nossos computadores.

Tradicionalmente, optar por um SSD para melhorar o desempenho implicava a aceitação de uma capacidade mais reduzida que a de um disco convencional. Agora, a Samsung demonstra que esse limitação já foi superada - faltando agora superar apenas o pequeno pormenor... do preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)