2015/08/20

Uma casa inteligente de 1985


As casas inteligentes são algo que ainda agora continua a ser uma promessa maioritariamente por concretizar, e que se torna ainda mais vergonhoso quando recuamos 30 anos para ver o que já se fazia em 1985.

À primeira vista, falar de uma casa inteligente de 1985 poderia induzir algumas gargalhadas. Mas como poderão ver, não há mesmo motivo para isso... na verdade, o que sucede é precisamente o oposto!

Embora haja óbvias limitações (o famoso monitor de fósforo verde, por exemplo), este sistema de automação doméstico pouco ou nada fica a dever aos que existem actualmente; e havendo até algumas coisas em que poderá ser melhor do que eles.

Sem dúvida que dá que pensar... e que sirva de exemplo para tudo aquilo que já deveria ter sido feito nesta área.


10 comentários:

  1. Não mostra a parte interessante, que hardware usavam nesses tempos? relés activados via porta paralela ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. X10. As pessoas esquecem-se que isto tem (muitas) décadas :)

      Eliminar
  2. Sempre me interessei por esta área e com a saída para o mercado de um modulo wi-fi de baixo custo (ESP8266) aventurei-me a criar um sistema destes lá para casa. Para já só lê a temperatura e humidade que envia para um Raspberry Pi com o Domoticz instalado. O passo seguinte é contar os impulsos do contador da EDP (este fim de semana). Para mais tarde fica o controlo do sistema de rega e dos portões automáticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá uma vista de olhos no pilight + raspberry + módulos DI-O 433Mhz

      Foi a solução mais barata e prática (sem fios) que encontrei.

      Controla desde luzes, tomadas, recebe informação de estações meteorológicas e sensores de porta.
      Envia alertas pelo Pushbullet ou Pushover.
      Etc... mt bom.

      Eliminar
  3. Uma casa realmente inteligente fica muito cara. Numa exposição de domotica há uns anos atrás em Lx, o entrevistado pela sic, colocava uma factura extra de 200 000€ em cima de uma casa tipo.
    O problema é que há muitos standards em competição e muitas marcas a fazerem os gadgets completamente de raiz e a cobrar os olhos da cara com isso.
    Mesmo coisas opensource como o emonpi ou a versão arduino completas andam por cerca de 100€.
    Qualquer coisa em X10 não é particularmente cara, mas assemblando todo o sistema, volta-se a mesma historia, faz-se as somas e sai caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "caro/barato" é sempre relativo; mas hoje em dia por valores bastante aceitáveis (centenas de euros) conseguem-se coisas muito interessantes.

      Eliminar
  4. O problema é que a relação custo/benefício é fraquita, mas é fraquita não por não haver tecnologia disponível que permita baixar muito os preços em caso de massificação, mas sim porque o benefício é pequeno, e portanto é difícil atingir a tal massificação. Convenhamos, grande parte destas coisas da domótica não passa de curiosidades com pouco benefício acrescido. São brinquedos para aficionados das tecnologias com dinheiro para gastar Estejam descansados que, nas áreas que as pessoas concretas acharem realmente necessárias, essas vão desenvolver-se e já estão até bastante desenvolvidas. Falo por exemplo dos sistemas de segurança com alarmes e câmaras e sistemas de infotainment (música distribuída pela casa, servidor multimédia central, etc).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como em tudo, há que fazer as contas. Mas discordo que a relação custo/benefício seja fraquita. Há muitas coisas que, por uma centena de euros (por vezes, até menos) permitem aumentar substancialmente a qualidade de vida e ter poupanças significativas - e nem é preciso entrar em grandes aventuras, como por exemplo, na automatização das luzes ou estores; ou no caso de termóstatos inteligentes tipo Nest, com provas mais que dadas nas poupanças face a sistemas tradicionais.

      Eliminar
  5. Olá pessoal, a automação residencial, sem dúvida é uma ótima forma de tornar as atividades do nosso cotidiano mais simples e atrativas, pressionando apenas um botão em seu smartphone você faz com que a sua casa se prepare para você, isto é, ligando a televisão, som ambiente, ar condicionado, ligando a cascata e espelho d'água, dimerizando as luzes, entre outros muitos recursos, é muito legal além de ser muito simples de se utilizar, você também pode verificar toda a sua casa de seu iPad, vendo as luzes acesas, o consumo, se os equipamentos de áudio e vídeo estão ligados, controlar e visualizar câmeras, entre outros, a única limitação do que se pode ser feito é a nossa própria criatividade. Abraços pessoal

    ResponderEliminar