O Commodore Amiga foi um computador icónico da década de 80 e 90, e o Amiga 1200 prepara-se agora para regressar à vida... pelo menos sob a forma do seu aspecto físico exterior, com este projecto que quer produzir réplicas da caixa original, mas preparadas para as alterações modernas.
O Amiga 1200 não teve a popularidade do Amiga 500, e chegou também numa época mais conturbada (com o fim da Commodore a surgir pouco após o seu lançamento), mas o seu formato manteve-se fiel ao estilo de "computador integrado no teclado" que facilitava a sua operação e o tornava mais amigável dos utilizadores domésticos. Também ajudava que o hardware dos Amiga estivesse "anos-luz" à frente dos concorrentes, com capacidades gráficas, sonoras, e também um sistema operativo cujas capacidades nada ficavam a dever ao que se consegue fazer actualmente (com a devida relatividade que uma máquina com um CPU a 14MHz e 2MB de RAM merecerá.)
Os Commodore Amiga morreram, mas o seu espírito permanece bem vivo, com inúmeros projectos que os vão mantendo vivos, nem que seja por intermédio de emuladores. Estas novas caixas do Amiga 1200 estão preparadas para isso, permitindo instalar não só as motherboards originais, como também hardware alternativo, como emuladores de disquetes, Raspberry Pi, e também novas motherboards Reloaded Amiga 1200 que irão chegar em 2016.
É sem dúvida um projecto que apenas apelará aos mais nostálgicos ou aos verdadeiros entusiastas do retro-gaming, e que fica à distância de 79 euros (+20 euros de portes) para o kit com uma caixa e mais algumas peças extra. Neste momento já vai com mais de metade do valor pretendido angariado, e caso atinja o objectivo, as entregas estão prometidas para Março de 2016. (As caixas contam com licenciamento oficial, pelo que não haverá problemas de copyrights e marcas registadas.)
que saudades...
ResponderEliminar