2015/09/18

Chromecast 2.0 deverá ser apresentado ainda este mês


O pequeno Chromecast do Google já conta com mais de dois anos de idade, e tem feito com que os viciados em tecnologia comecem a ficar impacientes por ter algo mais recente. Parece que não terão que esperar muito mais, pois deveremos ficar a conhecer o novo Chromecast 2.0 já no final deste mês (a par dos novos Nexus.)

Actualização: já temos os dois novos Chromecasts.

Segundo informação conseguida pelo 9to5Google, o novo Chromecast chegará cheio de novidades, a começar por um design completamente novo. Em vez do formato HDMI dongle do original, este novo Chromecast 2.0 surge com um estranho formato circular, embora a fraca qualidade das imagens não permita ver se será um aparelho concebido para ficar pousado, ou se continuará a ficar pendurado na porta HDMI (se for este o caso, o seu volume adicional parece-me que criaria bastantes complicações em muitos televisores.)


[O Chromecast original - foto: "Chromecast dongle" by EricaJoy]

Deixando-se o design de lado, o Chromecast deverá passar a suportar o WiFi 802.11ac mais rápido, e com suporte para "feeds" no homescreen, o que parece indicar que será possível adicionar conteúdos de fontes como redes sociais e outros sites, ao ecrã inicial, incentivando que se deixe o ecrã ligado a passar informação. Para os que acham que o tempo de espera para começar a ver conteúdos é demasiado, o Google também parece ter boas notícias. Com o "Fast Play", a reprodução de música e filmes deverá acontecer de forma praticamente instantânea a partir do momento em que se começa a fazer o cast.

E depois temos também uma aposta na parte musical, com o Chromecast Audio, que permitirá ligar o Chromecast directamente a sistemas de som, e facilmente fazer a gestão de áudio multi-divisão, e com áudio de qualidade superior. Uma aposta que será acompanhada pela integração com o Spotify, o que também é uma excelente notícia.


Falta saber quantas destas novidades serão exclusivas do novo Chromecast, e quantas ficarão disponíveis no Chomecast original por meio de uma actualização - mas acima de tudo importará que o Google mantenha um preço altamente competitivo no Chromecast 2.0, tal como o fez no original. Ah... e suporte para resoluções 4K também seria algo muito bem vindo. :)

1 comentário:

  1. Oh diabo, e eu comprei o Chromecast há 2 dias e ainda nem o recebi! Que sentido de oportunidade...

    ResponderEliminar