2015/09/22

Disney mostra comunicação luminosa entre LEDs


Usar luz para comunicar não é nada de novo, mas investigadores da Disney desenvolveram um método que permitem comunicação directa entre LEDs, e que poderá dar uma nova vida aos brinquedos... e não só.

Não haverá exemplo mais imediato para a comunicação usando luz do que olhar para o tele-comando que usam com a vossa televisão. Embora não vejam essa luz, por se tratar de infra-vermelhos, é algo que demonstra essa capacidade. Mais recentemente, com a popularização das luzes LED, também se vai falando da possibilidade das próprias lâmpadas servirem como emissores de informação, modulando a luz visível de forma tão rápida que é imperceptível para nós, mas que poderá ser detectado pelo receptor. E é precisamente nessa parte que a Disney inovou.

Quando falamos neste tipo de comunicações por luz, está implícito que temos um emissor e um receptor; mas a Disney optou por abdicar desse receptor, fazendo com que os próprios LEDs funcionassem tanto como emissores como receptores.

Tal como um motor eléctrico pode funcionar como gerador ao se inverter o processo, também um LED é capaz de gerar electricidade se for exposto à luz, permitindo a sua utilização como fotodiodo e dispensando a utilização de um sensor de luz dedicado. Isto permite uma redução de custos, e torna-se por isso bastante interessante para a Disney, para aplicação em brinquedos - mas abrindo todo um novo horizonte de possibilidades, em que todo o tipo de dispositivos com LEDs ganhem uma nova forma de comunicar sem necessidade de se ter um receptor luminoso adicional.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)