2015/09/23

Smartwatches poderão ser usados para espiar o que se escreve


Os smartwatches são cada vez mais populares, mas há quem alerte para o potencial de abuso dos seus sensores, que poderá permitir detectar aquilo que se escreve num teclado.

Por enquanto não terão que se preocupar com este MoLe, que não passa de um estudo que levanta a possibilidade de se usarem os sensores presentes num smartwatch para tentar determinar o que se estará a escrever num teclado. Como será fácil imaginar, os seus dados são incompletos, pois um smartwatch na mão esquerda não conseguirá detectar os movimentos feitos com a mão direita (e vice-versa), nem tão pouco o pressionar de certas teclas que podem não necessitar de movimentos significativos - como o carregar na tecla de espaços.

Ainda assim, a detecção dos movimentos feitos permite reduzir de forma significativa o número de possibilidades, podendo revelar padrões que facilitam a detecção das palavras escritas. E os investigadores referem que com a melhoria dos sensores presentes nos smartwatches, este tipo de sistema poderá tornar-se bastante mais fiável no futuro, quando foi possível detectar variações tão pequenas quanto o carregar de cada tecla (incluindo a tecla de espaços).

Enfim... há aqueles que sugerem usar um smartwatch como alternativa a ter que se usar uma password... e agora temos estes que dizem que usar um smartwatch poderá ser usado como keylogger para espiar o que escrevemos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)