2015/09/11

Usa o Windows Task Scheduler para agendar tarefas automáticas


O Windows é o sistema operativo mais popular do mundo, mas isso não significa que todos conheçam todas as suas capacidades. Uma delas é o seu sistema de agendamento de tarefas, que é extremamente útil para se automatizar todo o tipo de tarefas regulares.

O Task Scheduler está habitualmente escondido na secção de ferramentas administrativas do Control Panel, mas torna-se bem mais simples chegar até ele pesquisando pelo seu nome no Start Menu.

Lá poderão encontrar uma série de tarefas que são executadas no vosso computador, muitas delas dizendo respeito a funcionalidades internas do sistema (as que se encontram dentro da pasta Microsoft); mas muitas outras que poderão dizer respeito a coisas como a actualização de programas (Google e Dropbox são alguns dos exemplos que me aparecem, mas poderão ser muitas mais dependendo do que tiverem instalado no vosso computador.)


Mas, a parte mais interessante é que podemos criar as nossas próprias tarefas, definindo quando é que serão executadas e o que será feito. Para o "quando", podemos definir datas específicas ou recorrentes (todas as horas, dias, semanas, meses, etc.); ou também determinadas acções, como o ligar do computador, logon ou logoff, etc. Podemos também definir condições adicionais, como só executar a tarefa se o computador não estiver a ser utilizado há algum tempo, ou se só estiver ligado à corrente (no caso de um portátil), se tem que ter ligação à rede, ou até se queremos que o computador acorde da suspensão para efectuar a tarefa agendada.

Noutros tempos, era comum usar-se esta ferramenta para agendar coisas como a desfragmentação dos discos rígidos para horas em que não se estivesse à frente do computador, acordando o computador, fazendo a desfragmentação, e suspendendo novamente a máquina. Mas felizmente isso já passou a ser algo feito automaticamente. Há no entanto todo um outro conjunto de tarefas que podem querer fazer...



Por exemplo, alguns dos casos mais comuns passam por lançar automaticamente uma série de programas quando se faz logon, evitando a tradicional sequência de clicar na meia dúzia de coisas que mantemos sempre abertas. Também podemos eliminar automaticamente ficheiro antigos em determinada pasta de trabalho, para que não fiquem por lá permanentemente a ocupar espaço (ou, de forma idêntica, fazer backups diários de uma pasta para outra.) Ou, se quiserem ter um maior controlo sobre o uso do computador, podemos usar o Task Scheduler em conjunto com um utilitário para envio de email de forma a nos enviar uma mensagem (ou até anexos) de forma automática sempre que se ligar o computador - para saberem se alguém está a mexer nele quando estiverem fora de casa. :)

Enfim... todo um mundo de possibilidades à nossa disposição, para fazer com que seja o computador a fazer o trabalho chato, e não nós.

4 comentários:

  1. "Por exemplo, alguns dos casos mais comuns passam por lançar automaticamente uma série de programas quando se faz logon, evitando a tradicional sequência de clicar na meia dúzia de coisas que mantemos sempre abertas."

    Para isso eu uso este programa gratuito e muito simpels :)

    http://www.gromichoafsystems.com/quick-run-adder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais simples ainda é colocar um atalho na pasta "Startup" do menu iniciar.

      Eliminar
    2. A diferença é que se meteres uma meia duzia de apps a arrancar na pasta startup, são todas iniciadas ao mesmo tempo e pode atrasar o sistema consideravelmente (especialmente em máquinas sem SSD).

      Usando o task scheduler tens mais opções, como o arranque apenas após 1 minuto de inactividade, que poderá ajudar a melhorar a eficiência do processo (mas se for só 1 ou 2 programas, sim é mais prático usar a pasta startup, sem dúvida. :)

      Eliminar
    3. Sim, nem vale a pena comentar as vantagens do task scheduler face à pasta "startup".
      É apenas uma dica, de utilização simples, que torna desnecessária a utilização de software adicional para o efeito.

      Eliminar