2015/10/26

Apple processada por causa do consumo de dados do WiFi Assist


A opção da Apple em lançar o seu iOS 9 com a nova opção do WiFi Assist activada já tinha causado algumas surpresas desagradáveis, e agora esses mesmos utilizadores retornam o favor com um processo contra a Apple devido ao consumo de dados excessivos que esta opção está a provocar.

O WiFi Assist estreou-se com o iOS9, sendo uma opção que automaticamente usa a ligação de dados mobile quanto a ligação WiFi é de fraca qualidade. Para alguns utilizadores, será aquilo que sempre desejaram, permitindo manterem-se ligados à internet mesmo quando estão num local com uma rede WiFi bastante fraca; mas o facto de vir activado de origem faz também com que os mais distraídos possam estar a usar dados mobile quando pensam que estão ligados a uma rede WiFi - com a correspondente factura no final do mês a demonstrá-lo da pior forma.

A Apple terá por isso que enfrentar um processo devido a esta opção, e será interessante ver qual será a decisão final. Sendo que, mesmo que a decisão seja a favor dos queixosos, os "milhões" que a Apple puder ser condenada a pagar serão sempre trocos insignificantes para a empresa.

Desde o início que digo que a Apple deveria ter deixado esta opção desactivada de origem, deixando que cada utilizador a activasse (e assim demonstrando que estava consciente dos riscos a que se sujeitava) - e não ajudará que a Apple tenha "escondido" esta opção no final da lista de apps, que potencialmente faz com que a mesma fique no final de muitos e muitos ecrãs de scroll para baixo (para quem tiver centenas de apps instaladas), quando faria muito mais sentido colocá-la no topo desta secção, a par de opções como activar/desactivar os dados mobile, hotspot portátil, etc.

1 comentário:

  1. Never underestimate the power of "I have read and agreed to the terms and conditions"... All i'm saying...

    ResponderEliminar