2015/10/26

Análise ao Devolo dLAN 1200+ WiFi ac

Os adaptadores powerline são uma das formas mais simples para esticar uma ligação de rede até locais onde esta não estaria acessível, e hoje o Luis Costa conta-nos que tal se comporta o actual modelo topo de gama da Devolo, o dLAN 1200+ com WiFi ac.


Bem a propósito da chegada do Netflix a Portugal, apresentamos um produto que poderá ser o melhor companheiro deste serviço. O Netflix pode ser utilizado num leque alargado de equipamentos, mas depende da ligação de internet para funcionar. Como bem sabemos, e principalmente nas casas mais antigas, não existe cablagem instalada que permita levar a rede a todas as divisões da casa. Os equipamentos para estender o sinal do Wifi são uma das possibilidades, mas pessoalmente ainda estou para testar um que permita uma utilização sem compromissos.

Como já foi aqui abordado por várias vezes, a utilização da cablagem da rede eléctrica em conjunto com adaptadores Power Line surge como uma das alternativas mais interessantes. Os Devolo dLAN 550 Duo+ mostraram ser uma solução a ter em conta.

Hoje vamos falar do seu irmão mais velho, o actual topo de gama da Devolo, o dLAN 1200+, neste caso o modelo com WiFi.


Na parte traseira da caixa, o já anteriormente referido grafismo de como se podem instalar os equipamentos powerline.


Dentro da caixa, a documentação de referência, dois cabos de rede e naturalmente, os dois adaptadores. Por norma, temos a tendência a ignorar todos os manuais e panfletos que acompanham o produto. Há que reconhecer que não é o procedimento correcto, e no caso da Devolo há razões extra para que não o façamos. Atentem na imagem em cima, à direita. Uma das mais valias do produto é a capacidade de utilizar em simultâneo dois dos três cabos da rede eléctrica para a comunicação de dados. Em cada momento é avaliado qual o melhor par.


Tira ainda partido de da tecnologia MIMO (Multiple Input Multiple Output), onde cada par opera em simultâneo permitindo dobrar a largura de banda disponível. Esta tecnologia permite estabelecer uma comunicação mais estável ao mesmo tempo que aumenta o alcance do sinal. A tecnologia patenteada pela Devolo garante uma melhor transmissão de sinal através da selecção automática do trajecto mais favorável na rede eléctrica.



O adaptador dLAN 1200+ tem uma porta de rede gigabit. Na sua lateral encontramos um botão que permite efectuar a sincronização com outros equipamentos. No caso do adaptador com WiFi, temos duas portas de rede gigabit e o botão para sincronização passa para a frente, ficando ao lado do botão que liga/desligado o WiFi. A luz dos dois botões pode ser desactivada. Para se ligarem a primeira vez ao WiFi têm duas hipóteses: utilizar a password indicada nas costas do adaptador, ou a função WPS do equipamento que pretendem ligar. No adaptador, devem utilizar o botão de WiFi para activar o WPS.



Uma nota ainda para a funcionalidade WiFi Move, que permite clonar um ponto de acesso de um outro adaptador dLAN já instalado.

Para sincronizar os adaptadores, basta ligar o master ao equipamento que fornece a internet/gere a rede e o cliente no local pretendido. Depois de ligados os dois adaptadores à corrente eléctrica, basta pressionar a patilha lateral do master durante dois ou três segundos (o led começa a piscar) e de seguida fazer o mesmo no cliente. Quando a sincronização estiver concluída, a luz do led deixa de piscar e permanece ligada. Caso tenham mais adaptadores, basta repetir o processo, começando novamente pelo master, seguido do novo cliente.

Para verificarem o estado de comunicação dos equipamentos podem utilizar o software que a Devolo disponibiliza para o efeito.



O devolo Cockpit permite saber a velocidade de sincronização entre os adaptadores powerline, sendo que também funciona com equipamentos de outras marcas que tenham ligados à vossa instalação eléctrica. Outro aspecto positivo é o facto de aplicação automaticamente verificar se existem actualizações para os adaptadores, facilitando assim a instalação das mesmas.


O adaptador dLAN 1200+ WiFi, além das portas de rede e módulo WiFi tem ainda uma funcionalidade extra muito interessante, um módulo de gestão, que pode ser acedido através de um browser utilizando o IP do adaptador.





O devolo Cockpit já evoluiu bastante desde as suas primeiras versões, mas os responsáveis pelo mesmo devem olhar para as funcionalidades via browser como exemplo a seguir. Através destas quatro janelas conseguimos fazer toda a gestão da rede dLAN. Entre as diferentes opções destaco a possibilidade de configurar o WiFi, definindo horas de utilização e filtros para conteúdos. As imagens têm o texto em inglês apenas porque é o idioma que utilizo nos equipamentos, mas está disponível também em Português.


Metodologia do teste


Para testar os adaptadores, estabeleci duas localizações, as quais penso que representam a grande maioria dos cenários em que este tipo de equipamento é utilizado.


O ponto onde colocam o equipamento master, é de vital importância para o desempenho dos adaptadores. Poderíamos pensar que o melhor ponto será junto ao modem/router que dá acesso à internet.

Pois bem, no meu caso, e depois de efectuar vários testes por toda a casa, cheguei à conclusão que o melhor era manter o modem no rés-do-chão, e o adaptador master no primeiro andar, junto ao router que está exactamente na outra ponta da casa, ligado por um cabo ethernet (que infelizmente não permite tirar partido de portas de rede gigabit). O adaptador powerline acaba assim por estar junto a um router, mas longe do modem (10 metros em linha recta, mas muito mais em cabo ethernet).

O adaptador "cliente" foi testado no rés-do-chão, distando uma divisão e um piso do "master" (o que equivale a estarem em lados opostos da casa), e num anexo que fica a 15 metros em linha recta deste último.

No primeiro caso existe um quadro eléctrico entre os dois adaptadores, no segundo, dois.

Para minimizar o impacto de qualquer limitação dos PCs no teste, foram utilizados PCs com SSD, porta de rede Gigabit, e o adaptador master foi ligado a um Router Sitecom X6 N900.


Resultados dos testes


As velocidades anunciadas pelos adaptadores powerline estão sempre longe daquilo que na realidade se consegue obter dos mesmos em termos de desempenho. Na verdade, os valores que as marcas anunciam são relativos à sincronização entre os dois equipamentos, e correspondem ao somatório do upload e download, o que no caso destes dLAN 550 duo+ corresponde a 500 Megabits. A velocidade real efectiva será em média 40 a 50% do valor máximo teórico.

O primeiro teste refere-se à cópia de um ficheiro entre os dois PCs com placa de rede gigabit.



Lados opostos da casa vs Anexo

Os valores obtidos estão em MB/s, tendo-se registado no primeiro caso um valor próximo dos 17MB/s (136Mbps) e no segundo 11MB/s (88Mbps).


O segundo teste foi efectuado com a aplicação LAN Speed Test. Esta cria um ficheiro no anfitrião e calcula o tempo de escrita e leitura do mesmo.



Lados opostos da casa vs Anexo

Os valores obtidos em leitura foram 124/135Mbps e 82/90Mbps, respectivamente, o que está em linha com o teste de cópia do ficheiro. Fica assim demonstrado o melhor desempenho dos adaptadores dLAN 1200+ face aos seus irmãos 550 duo+. Entre pisos, a velocidade de transferência passou dos 8MB/S para os 17MB/s.



Interessante também o facto de os adaptadores dLAN 1200+ serem capazes de melhorar o desempenho dos 550+. Nos dois cenários apresentados, o adaptador 550+ registou 1MB/s mais do que quando utilizado em conjunto com outro 550+. No exemplo (casa-anexo) apresentado acima, 7,31MB/s, ao passo que a dupla 550 duo+ obteve 6,33MB/s.


Importa ainda referir a qualidade do sinal WiFi. No meu caso, tenho imensa dificuldade em cobrir toda a área de casa, pelo que me vejo forçado a utilizar vários sistemas para espalhar o sinal.
Aconteceu-me durante o teste destes adaptadores algo curioso. Depois de testar a ligação casa-anexo, voltei para a sala e peguei no smartphone. Ao olhar para o WiFi, verifico que tinha apenas um ou dois traços de "rede". Estava ligado ao WiFi da divisão ao lado em vez de estar ligado ao da sala onde me encontrava. Acedo às definições para alterar o ponto de acesso e sou surpreendido com o facto de ainda estar ligado ao anexo.
Este facto é demonstrativo do alcance que o módulo WiFi tem, atingindo mais de 20m em linha recta, com várias paredes pelo caminho. Para terem uma ideia mais clara deste feito, no sentido inverso, para fazer chegar o sinal ao anexo, tenho de utilizar dois repetidores WiFi!!!


Consumos


Em termos de consumos, registei valores entre os 4 e os 12W. O valor mais baixo corresponde ao consumo em standby, os 12W ao máximo quando em operação.

Em utilização, o valor médio ficou-se pelos 8W, dobrando o consumo registado pelo modelo 550+ Duo, mas não nos podemos esquecer que este adaptador têm o módulo WiFi incorporado. Seria de esperar que com a função WiFi desligada o adaptador apresentasse um consumo próximo de zero, mas não é o que se verifica.


Apreciação Final



A prestação dos dLAN 550 duo já tinha deixado boa impressão. Estes 1200+ só vieram confirmar a qualidade do produto Devolo, pulverizando (como exigido e esperado) os desempenho dos 550+.

Os resultados obtidos ficam ainda longe do que se pode obter com uma rede gigabit, algo que infelizmente nem todos podem ter acesso. Nestes casos, os dLAN 1200+ constituem-se como uma excelente alternativa, conseguindo prestações superiores ao que se obtém com uma rede de 100Mbits.

O módulo de WiFi é um excelente complemento e justifica só por si a aquisição do kit em lugar de um só adaptador (60€ vs 104€ à altura da publicação deste artigo). Além do WiFi, ganham uma porta de rede.

Numa altura em que o Netflix chega a Portugal, o dLAN 1200+ pode ser a solução para fazer chegar a internet até ao televisor para visualizarem as vossas séries e filmes favoritos.



Devolo dLAN 1200+ WiFi ac
Escaldante


Prós
  • Prestação do conjunto
  • Tomada incorporada
  • Wifi com excelente alcance

Contras
  • Continua longe do desempenho de uma rede gigabit



1 comentário: