2015/09/18

9 Novidades do iOS 9 que vais querer conhecer


O mais recente iOS 9 da Apple já está disponível para todos, e chega com algumas novidades que serão do agrado dos utilizadores. Muitas delas serão imediatamente aparentes, mas há outras que poderão passar despercebidas, como as que hoje vos trazemos.

1. Desligar de dispositivos bluetooth



É estranho, mas é verdade: o iOS não nos permitia desligar de um dispositivo bluetooth, tendo que se recorrer aos mais extremos "desligar Bluetooth" (completamente), ou recorrendo ao "esquecer este dispositivo". Com o iOS9 chega finalmente a opção para se desligar de um dispositivo bluetooth sem se ser forçado a tácticas alternativas.


2. Personalizar tipo de letra e cores do modo Reader no Safari



O Reader é o modo do Safari que reduz um site a uma visão de fácil leitura do seu conteúdo, mas com o iOS9 ganha maiores capacidades de personalização. Em vez de ficarmos limitados a mudar o seu tamanho de letra, podemos agora escolher o tipo de letra e também a sua cor.


3. Adicionar app do iCloud ao Home Screen



Não irá substituir o Dropbox, mas os fãs do iCloud passam a ter uma forma mais directa e imediata de acederem aos seus ficheiros através da nova app iCloud Drive, que no entanto está escondida de origem. Para a activarem têm que dar um salto a Settings > iCloud > iCloud Drive e seleccionar "Show on Home Screen".

(Agora só falta a opção para esconder todas as apps "indesejadas" que o iOS nos impinge de origem.)


4. Seleccionar múltiplas fotos de forma rápida



Esta novidade parecerá um pouco absurda... excepto para quem já tenha passado pela tarefa de ter que seleccionar dezenas de fotos e descobrir como isso era moroso. Com o iOS9, podemos marcar o select, e de seguida pousar o dedo no ecrã e arrastá-lo para seleccionar múltiplas fotos de forma muito mais rápida. (Como bónus adicional, já não estamos limitados a poder anexar apenas 5 fotos de cada vez via email!)


5. Ligar os headphones abre a app de música apropriada



Se costumam ouvir música no vosso iPhone, com o iOS9 o simples acto de ligar os headphones faz com que surja automaticamente no lock screen um icon de acesso rápido à app que provavelmente quererão utilizar, como o Spotify, por exemplo.

O mais curioso é que este sistema tem em consideração a localização (e aparentemente, os próprios headphones) fazendo com que a sugestão de app que vos aparece em casa seja diferente da que vos aparece no trabalho ou noutros locais.


6. WiFi Assist recorre à ligação celular quando o WiFi não é fiável



Não será recomendável para quem tiver um plano de dados mobile reduzido, mas para quem se puder dar ao luxo de gastar dados mobile sem grandes preocupações, a opção WiFi Assist permite que o iOS9 recorra aos dados móveis quando a ligação WiFi não for fiável. Ter cuidado se tiverem uma rede WiFi fraca em casa - senão arriscam-se a estar a gastar dados com fartura pensando que estão a usar o WiFi.

Esta opção está colocada em Settings > Cellular - mas, estupidamente, foi colocada no final da página. Quem tiver centenas de apps instaladas, terá que fazer scroll até ao final para lá chegar!


7. Identificação de números de telefone "desconhecidos" pelos emails



Com o iOS9 a Apple tenta minimizar as surpresas quando alguém que não temos na lista de contactos nos telefona. Agora, o sistema passa a pesquisar o email, e caso encontre um contacto a quem o número de telefone possa pertencer (usando-o na assinatura do email, por exemplo), apresenta no ecrã essa possibilidade.

Quem não quiser, poderá desactivar esta funcionalidade em Settings > Mail, Contacts, Calendars e desmarcar o "Contacts Found in Mail".


8. Desactivar as "Sugestões da Siri"




Quando se faz uma pesquisa no spotlight, temos uma secção que nos apresenta as "sugestões da Siri" mostrando contactos, apps e demais conteúdos que a Siri pensa serem do nosso interesse. Se acharem que as suas sugestões não são assim tão úteis ou inteligentes, têm a opção de simplesmente fazer desaparecer esta secção. É só dar um salto a Settings > General > Spotlight Search e desactivar as "Siri Suggestions".


9. Esconder fotos



Os nossos smartphones facilitam a captura de fotos, mas nem todas poderão ser adequadas para visionamento público quando se passa o smartphone a alguém, ou se procura por uma determinada foto com alguém ao lado. Com o iOS9 podemos esconder fotos (opção disponível na secção de partilha), passando a ficar apenas visíveis se as forem procurar pela vista de álbuns.



E... como nenhuma lista de novidades fica completa sem uma extra de bónus...


10. Adiar a instalação de uma actualização de sistema para mais tarde



As actualizações podem trazer-nos novidades como as que referimos, mas ditam as leis de Murphy que uma actualização do iOS irá surgir no pior momento possível, em que teremos outras coisas para fazer - e depois ficar esquecido. Mas o iOS9 também resolve isso, e passa a dar-nos a opção de agendar a instalação para ser feita automaticamente durante a noite.

Por um lado poupa-nos o tempo de estar a olhar para o processo de instalação; por outro lado corremos o risco de apanhar um valente susto ao acordarmos de manhã e descobrirmos que algo correu mal e o iPhone não funciona (e nem sequer tocou o alarme para acordar.)

7 comentários:

  1. Já o estou a usar desde ontem à tarde no meu iPhone 4S. Estamos a testar umas Apps nossas aqui no trabalho... O primeiro impacto é que ficou mais rápido, ao contrário daquilo que esperava tendo lido alguns comparativos!
    Em termos de interface já encontrei alguns pequenos pormenores interessantes (em especial para alguém como eu, fã de Android).

    ResponderEliminar
  2. sou a única utilizadora de Android 5.1.1 que fica um bocado escandalizada como muitas destas coisas para mim são dadas como adquiridas e básicas são aqui enaltecidas como se fossem a descoberta do ano?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são a "descoberta do ano", são melhoramentos que o iOS teve, e que serão úteis para os seus utilizadores.

      Sim, muitos deles já existem (alguns há muito tempo) no Android; mas isso é válido nos dois sentidos. Por exemplo, só agora no Marshmallow o Android vai passar a ter uma gestão de permissões como a que existe no iOS "há anos".

      Por isso... que se copiem todos uns aos outros, e que isso melhore a utilização para os utilizadores, é o que se quer! :)

      Eliminar
    2. Cyanogen 11 (4.4) tb já tinha isso à muito. E existem muitas apps Android que fazem isso desde o 4.0 ou 4.1

      Eliminar
    3. Cyanogen 11 (4.4) tb já tinha isso à muito. E existem muitas apps Android que fazem isso desde o 4.0 ou 4.1

      Eliminar
    4. Outra coisa também! O Android pode instalar apps fora da Play Store ;) (Apps crackeados, por exemplo.)

      Eliminar
  3. Exmo. Srs.


    Venho por este meio solicitar a V/ ajuda se for possível.

    No dia 11/09/2015 instalei no meu iPhone 5 o IOS 9, agora deparo-me com o seguinte problema:


    Não consigo aceder à rede móvel. Ao entrar nas Definições - Rede móvel, seleccionando um dos botões que utilizam rede móvel, se fizer voltar e se for novamente ver se o botão está "ligado", ele vai aparecer como desligado.


    Existe alguma razão para isto acontecer?

    ResponderEliminar