2015/10/24

Biblioteca pessoal de Fernando Pessoa disponível para consulta online


Fernando Pessoa é um dos mais famosos escritores portugueses, e agora mais de mil livros da sua biblioteca particular ficam disponíveis na internet, acessíveis a pessoas de todo o mundo.

Enquanto uns se debatem pelos direitos de autor como forma de taxarem até aquilo que nada tem a ver com as suas obras, outros preocupam-se em tirar partido da internet como forma de facilitar o acesso a um espólio que se poderá considerar património da humanidade.

A digitalização deste espólio foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, com os livros, de diferentes géneros e idiomas, a conterem anotações, dedicatórias, assinaturas, diagramas e até poemas desenhados e escritos por Fernando Pessoas. São cerca de 1200 livros da biblioteca particular de Fernando Pessoa que ficam disponíveis na Internet, e que certamente serão do agrado de todos os seus fãs, investigadores, ou simples curiosos. Entre eles encontram-se alguns livros únicos, que não estão disponíveis em nenhuma outra biblioteca pública nacional, assim como alguns que são raros mesmo a nível mundial.

... Ainda assim, há algumas obras que só estão disponíveis presencialmente na Casa Fernando Pessoa devido a ainda estarem abrangidas por direitos de autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)