2015/10/27

DirectX 12 vai permitir usar GPUs diferenciados


Depois de anos a desenvolver o seu DirectX, a Microsoft chegou a um ponto onde teve que refazer tudo de novo para dar resposta às alternativas mais modernas que iam surgindo. O resultado é o DirectX 12, e entra as suas capacidades está a possibilidade de tirar partido de GPUs completamente diferentes em simultâneo.

Há muito que os jogadores (e/ou pessoas que precisam de potência de cálculo) sabem que, quando um GPU não chega, basta juntar mais. É relativamente comum vermos sistemas com duas placas gráficas em SLI (Nvidia) ou CrossFire (AMD), podendo esse número chegar aos quatro para quem não tiver problemas de orçamento. Mas até ao momento, estes sistemas tinham que usar placas idênticas para que se pudesse distribuir o processamento necessário - coisa que com o novo DirectX 12 irá deixar de acontecer.

O novo DirectX 12 abandona as décadas de código que foram sendo colocados entre os programas e os GPUs, e passa a dar acesso quase directo aos GPUs. Isto permite poupar imenso tempo relativamente ao sistemas anteriores (e na prática replica o Mantle da AMD ou o mais recente Metal do iOS e OS X.) E entre as muitas novidades, está a possibilidade dos developers poderem tirar partido de GPUs completamente diferenciados, como usar placas com GPUs da AMD e Nvidia simultaneamente.

Por agora isto foi apenas demonstrado numa versão especial do jogo Ashes of the Singularity, em jeito de tech demo para demonstrar que é possível. Mas o mais curioso será constatar que usando-se placas concorrentes, os resultados são melhores do que usando duas placas idênticas. Será a demonstrar que em vez de se decidir entre uma ou outra, a melhor solução é optar por ambas e aproveitar o melhor que cada uma tem para oferecer?


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)