2015/10/28

Facebook vai reduzir velocidade da internet às 3ªs para funcionários sentirem "o mundo real"


Seguindo a tradição de fazer com que os seus funcionários sintam na pele o que é usar o seu produto em condições reais, o Facebook passa a reduzir a velocidade de acesso às terças-feiras para níveis de "2G" - que certamente irão causar algum desespero.

Para quem trabalha com a mais alta-tecnologia, é fácil assumir que toda a gente tem um smartphone de última geração, velocidades de internet 4G ou fibra, e tudo o mais. O que se esquecem é que, se calhar, aquela pausa de 1 segundo a descarregar alguns megabytes podem representar dezenas de segundos para milhões de utilizadores que têm serviços ou equipamentos bem mais limitados.

Em tempos, o Facebook já obrigou alguns dos seus developers a usarem smartphones Android para que sentissem as mesmas dificuldades que os utilizadores (nos tempos em que app para Android era bastante inferior à versão para iOS), e agora passa a implementar as "Terças-feiras 2G".

Às terças-feiras, os funcionários verão uma opção que lhes permitirá aceder ao serviço em velocidades equivalentes a uma ligação 2G durante 1h, e assim ver como é que o Facebook se comporta em circunstâncias que são aquelas que muitos utilizadores possuem. É uma forma excelente de rapidamente se ver que aspectos críticos terão que ser melhorados para evitar desesperos, e também de elogiar o trabalho que já foi feito e que permite que as coisas funcionem mesmo com essas velocidades reduzidas.


... Bem que me posso sentir solidário com isto, lembrando-me ainda bastante bem do tempo em que se usavam gestores de email offline, e se ficavam minutos a descarregar pacotes de email com uns imensos 100 ou 200... kilobytes!

1 comentário:

  1. Algumas software houses portuguesas deviam implementar a mesma medida, mas noutro sentido. Usarem PC's comuns para testar o software vendido. Sim, porque desenvolver em maquinões e testar em maquinões é muito bonito, mas grande parte dos clientes têm PC's inferiores ou pelo menos com os requisitos mínimos que o programa pede.
    Na prática, os softwares arrastam-se.
    Se por um lado é bom para quem vende, por outro tenho saudades dos tempos que tanto a memória e disco eram um bem precioso e era preciso optimizar os programas para funcionarem decentemente. Agora é mais fácil: faça um upgrade, compre outro, por aí.

    ResponderEliminar