2015/10/28

Configurar um iPhone implica passar por 45 passos - mas utilizadores Android parecem não se importar


A Apple anunciou resultados recorde para mais um trimestre, e desta vez diz-nos que 30% dos compradores são pessoas que se mudaram dos Androids para iPhones - mesmo se o processo de configuração de um iPhone está agora mais demorado que nunca.

Com o mercado cada vez mais saturado, conseguir novos utilizadores passa inevitavelmente por conquistá-los à plataforma concorrente, e será cada vez mais comum assistir-se à transição de utilizadores iOS que se mudam para o Android; e utilizadores Android que se mudam para o iOS. No entanto, a Apple diz que neste trimestre se teve um valor recorde de 30% de utilizadores que se mudaram de Android para iOS (que em parte poderá também dever-se à sua nova ferramenta que facilita a transição de quem vem de um Android para um iPhone - que surgiu em resposta ao guia no sentido inverso feito pelo Google.)


O que parece não ter resposta, e se pode considerar muito pouco "à Apple", é o processo de configuração inicial de um novo iPhone, e que agora consiste em passar por 45 passos até que se possa finalmente utilizar o equipamento (e isto, sem esquecer que necessitam obrigatoriamente de lhe colocar um nano SIM para o activar, mesmo que apenas o quisessem usar com WiFi.)


Embora se possa desculpar isto pelo facto de ser feito apenas uma vez, não se poderá esquecer que nos tempos do iPhone 4S, este processo de configuração inicial requeria menos de metade dos passos. Sendo a Apple uma empresa que é associada às coisas bem feitas e à facilidade de utilização dos seus produtos, penso que poderiam ter encontrado uma forma bem mais agradável de lidar com esta experiência inicial que se tem que superar para conseguir brincar com um iPhone.

... Senão, daqui por mais um par de anos, com um iOS 10 ou 11, arriscamos-nos a ter que passar várias horas e mais de uma centena de passos para se poder utilizar um iPhone 8!

7 comentários:

  1. Muitas dessas pessoas querem lá saber... Desde que seja Apple, está tudo bem.

    ResponderEliminar
  2. Porquê esse ataque à Apple bio ? Compra quem quer, quem pode.. E androids ou Microsoft também os há bem caros. Ou és tu que sabe o que é bom ou o que se adequa a todo o mundo? Pois..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é que para os fãs da Apple sempre que alguém tece um comentário menos positivo é considerado um ataque?
      E para que conste, o Carlos é utilizador de iPhone há já imensos anos :)

      Eliminar
    2. Porque é que para os fãs da Apple sempre que alguém tece um comentário menos positivo é considerado um ataque?
      E para que conste, o Carlos é utilizador de iPhone há já imensos anos :)

      Eliminar
  3. Se olharmos para os gráficos chegamos à conclusão que em Portugal não são assim tantos os passos necessários. E se for uma atualização de uma conta iTunes ainda menos passos são precisos.

    ResponderEliminar
  4. Ó Ivan não se trata de um ataque à Apple trata se de uma constatação da realidade muitas das pessoas compram por causa do status, mas também acontece o mesmo com os Samsung S6, ou outros topos de gama, o que motiva a compra não é a qualidade ou característica específica necessária, mas sim o status que isso dá.

    ResponderEliminar
  5. Ó Ivan não se trata de um ataque à Apple trata se de uma constatação da realidade muitas das pessoas compram por causa do status, mas também acontece o mesmo com os Samsung S6, ou outros topos de gama, o que motiva a compra não é a qualidade ou característica específica necessária, mas sim o status que isso dá.

    ResponderEliminar