2015/10/19

GDG DevFest Porto 2015


O GDG do Porto pode ser um dos mais recentes Google Developer Groups, mas estreou-se em grande com um DevFest que foi organizado em tempo recorde no espaço de um mês... e onde, contrariamente ao que alguns poderiam temer, tudo correu de forma exemplar (ou pronto, quase tudo.)

Os GDG (Google Developer Groups) são grupos que se encontram espalhados pelo mundo, de pessoas que trabalham ou se interessam pelas muitas tecnologias relacionadas com o Google - ou seja, coisas tão diversas como: Android, Chrome, Drive, Google Cloud, YouTube, Google Maps, Glass, Tango, etc.

Foi depois de tomarem conhecimento destes grupos e dos eventos que organizavam, que um trio de amigos teve a ideia "louca" de deitar mãos à obra e criar um na cidade do Porto. A criação do grupo não teve problemas em ser reconhecido e oficializado pelo Google, mas a vontade era tanta que não perderam tempo a definir uma data para o seu primeiro DevFest, que foi feito em verdadeiro modo de contra-relógio - e também com muitas noites com poucas horas de sono (algo com o qual temos total sintonia. :)


O evento decorreu na UPTEC neste passado sábado, 17 de Outubro, com uma dezena de sessões que ocupou todo o dia, com mais de uma centena de pessoas que garantiram a sala cheia que é sempre agradável de ver, não só para quem assiste, mas principalmente para quem lá vai fazer as apresentações. Apresentações essas que foram variadas, abordados coisas tão diversificadas como o Firebase, Angular JS, WebComponents, Polymer, e outros - com algumas das sessões a serem vincadamente mais orientadas para a vertente tecnológica (afinal, é um DevFest), mas outras a serem praticamente uma apresentação e introdução às tecnologias, e mais acessíveis a um público mais "genérico". Muitas vezes, o ponto mais importante é mesmo dar a conhecer o que existe, pois só isso já começa a ser um trabalho a tempo inteiro para um developer que se queira manter a par das novidades!


Um dos momentos altos do dia foi, sem margem para dúvidas, a sessão que transportou todos os presentes para os mundos virtuais por via de uns óculos VR Cardboard.

E pessoalmente, também fiquei muito contente por ver uma sessão dedicada ao Project Tango, embora tenha sido precisamente nesta sessão, de Andreu Ibáñez (uma das poucas pessoas autorizadas pelo Google a falar publicamente sobre o Project Tango), que se deu o incidente do "quase" tudo correr bem, com um cabo HDMI que não estava a querer cooperar e que por diversas vezes impediu que se visse no ecrã grande as demonstrações engraçadas que o Tango permite fazer - como o mapeamento 3D do ambiente em tempo real. Mas, mesmo assim deu para se ficar com uma ideia das potencialidades.


Por último, para além dos agradecimentos e parabéns ao Pedro Vicente, João Raimundo e André Silva (e demais equipa que colaborou na organização deste evento) - uma também meritória palavra de apreço a todas as empresas que desde já optaram por apoiar este evento de um grupo recém-nascido, como a WIT Software, Blip, i2S, Mindera e a Critical Manufacturing - e sei que outras havia, interessadas, mas que devido ao reduzido tempo que houve para a organização deste evento, não chegaram a tempo.

... Fica para a próxima, pois não vão faltar eventos organizados pelo GDG Porto, e que tomando este primeiro evento de estreia como referência, serão cada vez maiores e melhores! :)


2 comentários:

  1. Excelentes iniciativa, organização e conteúdos.
    Keep it going GDG Porto!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar