2015/10/08

Light L16 combina 16 sensores numa só câmara


Lembram-se da Light, a câmara que queria ser equivalente a uma DSLR mas com tamanho idêntico ao de um smartphone? Agora já temos podemos ver que tal é que isso poderá ser possível, com a sua L16, que combina 16 sensores com diferentes lentes numa única câmara.

Ao contrário da Lytro, que usa o seu sensor especializado para captar "lightfields", a Light L16 opta por uma táctica diferente, recorrendo a 16 sensores independentes com 13MP, em posições diferentes e com lentes diferenciadas. Claro que não teria piada que o resultado fossem 16 fotos, e é aí que entra o ingrediente mágico do sistema: o seu software que usa a informação recolhida por todos estes sensores e recria uma imagem de 52MP com qualidade que, segundo os próprios, rivalizará com a de uma DSLR.

Existem cinco sensores com lentes de 35mm, cinco com lentes de 70mm, e seis com lentes de 150mm - sendo que nestes dois últimos elementos, os módulos recorrem a espelhos para "rodar a luz" 90º e manter uma espessura relativamente reduzida. E graças a esta combinação de diferentes lentes, é possível simular diferentes níveis de zoom, de 35 a 150mm. E uma vez que se estão a usar 16 sensores combinados, os seus criadores dizem também que as suas prestações em ambientes de baixa luminosidade superam a maioria das câmaras que usam um único sensor.

Serão coisa que rapidamente irão ser testadas até à exaustão pelos especialistas da área, mas infelizmente não me parece que seja câmara que se vá ver frequentemente por aí: é que a Light L16 vai custar $1699 quando finalmente for posta à venda lá para meados de 2016, e não será fácil convencer clientes a pagarem já $1299 pela sua pré-encomenda.

... Uma coisa é certa... corremos muito menos riscos de se apanhar um dedo a tapar parcialmente a imagem (a não ser que tenham 16 dedos nas mãos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)