2015/05/06

Light quer criar uma câmara SLR do tamanho de um smartphone


As câmaras que temos nos smartphones são incomparavelmente superiores às que existiam nos dispositivos há três ou quatro anos atrás; no entanto há quem ache que é possível fazer muito melhor, competindo até com as câmaras DSLR - como a Light pretende fazer.

Nas câmaras, há um elemento que tradicionalmente serve logo para separar as câmaras das "câmaras": o tamanho do seu sensor de imagem. Um sensor de maiores dimensões permite ter áreas superiores para a luz que cada pixel recebe, e logo, ter maior sensibilidade e qualidade. Como poderá então uma câmara de um smartphone obter resultados comparáveis?

Como diz o velho ditado, "a união faz a força", e a Light pretende usar múltiplos sensores de pequenas dimensões para obter resultados comparáveis a uma DSLR equipada com um sensor de 52MP.

Esta não é a primeira vez que se quer usar múltiplos sensores e a matemática para fazer o "impossível" - com a Lytro já vimos que um sensor lightfield permite que uma câmara obtenha imagens de qualidades mesmo quando utilizada com lentes que, num sensor normal, não permitiriam obter grandes resultados; e neste sistema da Light, a ideia é usar múltiplos sensores de imagem, equipados com lentes diferentes (e até filtros diferentes), e depois combinar tudo numa imagem cujo resultado seja superior à da soma de cada um deles - permitindo até simular um zoom óptico sem que haja necessidade de lentes volumosas.

Como sempre... a ideia é boa, e os cérebros por trás da Light já têm provas dadas na área do processamento de imagens. Agora só falta ver isto chegar ao mercado... e demonstrar a sua validade no mundo real.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)