2015/05/06

Comcast já tem mais clientes de internet que de TV


Não será nenhuma surpresa para nós, mas é bom ver dados oficiais a confirmá-lo: nos EUA, o número de clientes da Comcast que só querem internet já supera aqueles que querem o serviço de televisão por cabo.

É algo que muitos de nós já encararão de forma natural, e que vem ao encontro daquilo que temos dito há muitos anos. Para um número crescente de pessoas, o essencial é uma ligação à internet, e o serviço de TV tradicional é perfeitamente dispensável. É isso que esta inversão na Comcast significa, e que por cá inevitavelmente também irá acontecer... sendo apenas uma questão de "quando" e não de "se".

Aliás, por cá isto só não acontecerá mais cedo por culpa dos operadores, que a todo o custo nos vão impingindo os serviços triple, quad, e 5-play, englobando tudo num pacote unificado (e deliberadamente confuso) de modo a poderem justificar mensalidades mais elevadas e reduzindo a capacidades dos clientes poderem escolher o que melhor se adequa às suas necessidades, serviço por serviço.

É que fico com enorme curiosidade para ver como é que, depois de tantos anos a "venderem" as suas dezenas de canais de televisão como sendo uma grande mais valia, os operadores irão justificar que quem queira apenas uma ligação à internet continue a ter que pagar uma valor substancial (não se tenha ilusões... os operadores não vão baixar o preço do acesso à internet para "metade" caso não se queira ter TV). Claro que para isso, primeiro será necessário disponibilizarem essa opção, coisa que de momento nem sequer se dignam a fazer (eu bem peço isso, há muito!)

Por mim, bem me podem desligar o serviço de TV, e subir a velocidade para os 200 ou 400Mbps (já nem peço o Gigabit simétrico que o Google oferece nos EUA) mas pelo menos tenham também a decência de actualizar as velocidades de upload - ter velocidades de download de 100Mbps com um upload de meros 8Mbps, numa altura em que se deseja fazer backups dos gigabytes que temos para a "cloud", é absolutamente ridículo. ;P

3 comentários:

  1. Ou ter 3Mb/768Kb de internet, receber televisão por satélite sem usufruir de todos os serviços devido às limitações da tecnologia utilizada e pagar tanto ou mais do que os que recebem internet e televisão por fibra óptica. E eu nem sequer vivo numa zona remota do país, a minha casa fica a pouco mais de 1 Km da A1.

    ResponderEliminar
  2. Mas nos EUA ao menos têm serviços de qualidade exclusivos de Internet que permitem eliminar o cabo como Netflix, Hulu, HBO Now, streaming de desportos (alguns)...

    Cá em Portugal quais são as alternativas na Internet que temos aos canais de TV?

    ResponderEliminar
  3. Nem tudo são rosas por terras do tio Sam. Eles continuam a pagar mais pela internet do que nós pagamos por um pacote triple play. O mercado de operadores de serviços de TV e internet é menos concorrencial lá do que cá, com algumas excepções nas cidades maiores e numa ou noutra cidade pioneira de certos serviços (Google fiber, por exemplo). Mas em média os EUA estão mais mal servidos quer em cobertura, quer me velocidade, quer em preço, do que nós cá em Portugal. Só que como ganham 3 vezes mais que nós não se nota tanto...

    ResponderEliminar