2015/11/22

Yahoo bloqueia acesso ao email a quem usar AdBlockers

Parece que o Yahoo está a procurar formas de afugentar os utilizadores que ainda usam o seu serviço de email na web; pelo menos aqueles que também usam AdBlockers para bloquear a publicidade. É que se o fizerem, sujeitam-se a ver um aviso que pede para desactivarem o adblocker para poderem ver o vosso email.

O tema dos adblockers tem gerado bastante polémica ultimamente (desde que a Apple incluiu no iOS a opção de se usarem adblockers no Safari, facilitando a sua utilização por milhões de pessoas), e isso já tem levado alguns sites a recorrerem a tácticas anti-adblockers, apresentando mensagens de que só se poderá ter acesso à página se não se bloquear a publicidade. E agora parece que o Yahoo quer aprender com eles, pois também está a apresentar uma mensagem idêntica a alguns utilizadores com adblocker que quiserem aceder ao Yahoo Mail.

Espero bem que isto seja apenas uma consequência secundário de algum teste que esteja a ser feito, e onde os adblockers possam estar a bloquear o acesso a funcionalidades essenciais para o funcionamento do serviço; mas se assim for, será melhor que o Yahoo se apresse a corrigir e rectificar a situação. Pois se não for o caso, e isto estiver a ser feito com o intuito de garantir que os utilizadores vão ver a publicidade que o Yahoo lhes quiser impingir... é da maneira que fica a recomendação para que reconsiderem começar a utilizar outro serviço de webmail que não se sinta tão intimidado pelos adblockers (e/ou usarem o email do Yahoo redireccionado para outro serviço.)

Ainda por cima, há quem já esteja a recomendar ir ainda mais além e não só recorrer aos adblockers, mas sim desactivar completamente a execução de javascript na web. O que não evita o tracking feito via cookies, mas evita muitos outros sistemas de tracking que recorrem ao javascript, e faz também com que os browsers ganhem toda uma outra vida, ao não terem que processar os complexos scripts que existem em praticamente todas as páginas. É uma questão de experimentarem... e verem se aquilo que ganham compensa aquilo que perdem (eventualmente com algumas excepções, pois há sites que não têm qualquer hipótese de funcionar sem javascript, como por exemplo o Google Docs/Drive.)

10 comentários:

  1. o hotmail está a fazer praticamente o mesmo

    ResponderEliminar
  2. Não uzo o yahoo mail como mail principal mas fui ver e funciona na maior, mesmo com adblocker

    ResponderEliminar
  3. O zerozero faz o mesmo. Para mim foi simples, passei a usar o futebol365.

    ResponderEliminar
  4. Penso que os AdBlockers provocam mais danos do que benefícios. Para sites de grandes empresas, pouco devem notar, mas para sites como este que cada banner do google conta para pagar servidores, alguns vícios e tempo gasto faz moça.

    Caso não houvesse publicidade na Internet acham que esta é o que é agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema são os abusadores, desde publicidade dissimulada como se fossem artigos (o Google proíbe isto) até a sites que praticamente são 90% publicidade e 10% conteúdo.

      Até aprenderem a lição, os adblockers vão fazer parte dos meus browsers. Abro excepções para um ou outro tuga e de confiança, tipo o AadM :)

      Eliminar
  5. é só usar este adbblock https://chrome.google.com/webstore/detail/ublock-origin/cjpalhdlnbpafiamejdnhcphjbkeiagm e usar o zerozero na boa

    ResponderEliminar
  6. Deixa ver, a yahoo oferece um serviço de email GRATUITO com espaço ILIMITADO, serviço este que deve estar alojado em servidores e Data Centers de máxima qualidade. E ainda assim é uma vergonha que tentem rentabilizar com publicidade. E que tal eles ainda pagarem para voces terem lá a conta e oferecerem estadia em SPA's?? Sinceramente não percebo esta malta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fales em SPAs que já recebem taxa por cada Gigabyte que compras. :)

      Eliminar
  7. Um dos maiores indicadores da qualidade do "carácter português" é ver as ovelhinhas a querer fazer o papel do pastor

    ResponderEliminar