2015/12/09

Comissão Europeia quer o fim das restrições geográficas digitais


Há burocracias europeias que podem ser incompreensíveis (a aceitação dos cookies, por exemplo) mas há também coisas com que todos concordamos, como é o caso desta proposta de abolição das fronteiras geográficas nos serviços digitais.

Depois das intenções, é vez da Comissão Europeia apresentar oficialmente a sua proposta para acabar com as restrições geográficas que impedem o acesso a determinados serviços em determinados países europeus. Uma proposta que visa terminar com a situação de um cliente que tenha uma conta para aceder a um serviço como o Netflix ou Amazon Instant Video no Reino Unido, esteja impedido de aceder a esses mesmos serviços quando se desloca a outro país.

No caso do Netflix, um utilizador estrangeiro pode aceder ao serviço, mas fica limitado aos conteúdos existentes no país onde está e não do seu próprio país. Noutros casos isso implica que o serviço também possa ser acedido em países onde nem sequer está presente.

Isto é apenas um pequeno passo, pois aquilo que se pretenderia seria a completa abolição das fronteiras, de modo a que qualquer utilizador europeu pudesse subscrever o mesmo serviço que qualquer outro cidadão em qualquer outro país Europeu (e, idealmente, de qualquer país do mundo). Afinal, é para isso que serve a internet. No entanto, para isso será necessário derrubar muitos "muros" que ainda permanecem e que pretendem resistir durante quanto tempo for possível.

... Mas lá chegaremos... demore o tempo que demorar... Afinal, a História já nos demonstrou que nenhum muro resiste eternamente.

1 comentário: