2015/12/15

Intelligent Energy anuncia fuel cell que mantém drones a voar durante horas

Se já nos queixamos da reduzida autonomia dos nossos smartphones, imaginem só quando se fala da autonomia de voo dos cada vez mais numerosos drones. Mas há uma empresa que quer expandir amplamente essa capacidade de voo recorrendo ao poder do hidrogénio e das fuel cells.

Quem se tem aventurado a brincar com drones sabe que, na maioria dos casos, os períodos de brincadeira medem-se em "minutos". Quando se considera que há empresas que gostariam de usar estas máquinas para entregas, facilmente se percebe que a questão da autonomia será de importância crucial para viabilizar essa utilização.

A Intelligent Energy diz ter a solução, sob a forma de uma fuel cell de hidrogénio que tem volume e peso reduzido, permitindo a sua instalação em drones de pequena dimensão, e que permitirá prolongar o seu tempo de voo de 20 minutos para várias horas. Para além disso, os períodos de recarregamento (neste caso, reabastecimento) reduzem-se de dezenas de minutos ou horas para apenas 1 ou 2 minutos.

São promessas que certamente irão atrair muitos interessados, mas ainda faltará demonstrar que realmente o conseguem fazer - coisa que deverá ser feito já na próxima edição da CES no início de 2016. (Claro que para além de tudo isto ainda falta o facto preço, que não foi referido... mas esperemos que possa ser uma agradável surpresa...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)