2016/01/20

Apple remodela Garage Band e lança Music Memos para uso simplificado


A Apple sempre teve tradição de ter boas ferramentas musicais para os seus sistemas, e agora traz-nos uma Garage Band remodelada para iOS, acompanhada por uma nova app Music Memos para quem não quiser lidar com uma infinidade de opções.

Com o Garage Band a Apple já nos oferecia uma invejável variedade de funcionalidades, adequadas para praticamente todos os estilos de música... excepto um, e parece ter sido esse o ponto principal que a Apple resolveu com esta actualização. Quem lançar a nova app irá descobrir os Live Loops, que tornarão a app bem mais apelativa para todos aqueles que se movimentam pelo mundo da música electrónica (quer para uso profissional, quer para simples divertimento).





Mas as novidades não se ficam por aqui, sendo também possível recorrermos à ajuda de bateristas virtuais, que acompanharão a nossa música com diferentes estilos personalizados; e finalmente temos a possibilidade de importar plug-ins áudio de outras apps para serem utilizados dentro do Garage Band. Também não passará despercebido que o Garage Band se adequará perfeitamente ao iPad Pro e o seu tamanho de ecrã mais generoso - embora também se possa continuar a usar a app num iPhone com iOS 9.


Considerando que esta app já tem uma complexidade apreciável (e ocupa mais de 1GB), a Apple optou também por lançar uma nova app musical simplificada: a Music Memos, que está disponível gratuitamente.

Aqui a ideia é simplesmente usar a app para registar algumas ideias musicais que se queiram explorar, com a app a dar início automaticamente à gravação assim que detecta um nível sonoro mínimo; fazendo uma auto-segmentação da gravação e permitindo explorar algumas possibilidades, adicionando-se ritmo e acompanhamento. Mas... é mesmo para servir como um esboço rápido, sendo que para tudo o resto terão que recorrer ao "peso-pesado" que é o Garage Band.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)