2016/01/06

Apresentações CES 2016 - Dia 1


O CES 2016 abre hoje portas oficialmente, mas são já muitas as empresas que fizeram as suas apresentações. Mesmo sendo impossível referir tudo, fazemos aqui um apanhado do que por lá se irá poder ver.

Nova série de TVs 4K OLED da LG

A LG tem feito grande aposta nos televisores OLED de grandes dimensões, e este ano não é excepção. No CES 2016 a LG vai mostrar os seus novos televisores topo de gama 4K HDR. A gama G6 conta com ecrãs de 65 e 77"; a E6 com ecrãs de 55 e 65". Todos eles com carimbo Ultra HD Premium.

Para quem quiser opções mais económicas (relativamente falando), terá a série B6 e C6 de 55 e 65" (a série B6 é de ecrãs planos, a C6 de ecrãs curvos). Também estes modelos são Ultra HD Premium; e agora só nos resta esperar que os preços - não anunciados - possam dar continuidade à descida que se tem verificado nos últimos anos. (Continuo a aguardar por uma G6 de 77" abaixo dos 2000 euros. :)


Sony mostra TVs 4K... e muito mais



A Sony também apresentou o seus novo televisores 4K, também com suporte HDR (um novo sistema Slim Backlight Drive que promete ter efeito equiparado ao local dimming) - embora comece a ficar claro que os LCDs começam a chegar a um ponto em que já não conseguem acompanhar as vantagens face aos OLED. Outra aposta é feita na espessura e margens reduzidas, e enquanto outras marcas apostam no WebOS (LG), Tizen (Samsung) e até Firefox OS (Panasonic), a Sony continua a fazer uma (melhor) aposta no Android para os seus televisores.

Estes televisores surgem acompanhados de novos leitores Blu-ray com suporte 4K, barras de som e colunas 5.1, colunas e headphones bluetooth, um novo walkman (music player integrado em earphones desportivos), nova action cam (HDR-AS50), uma handycam 4K, e um curioso gira-discos digital.



Para os fãs do vinil que também se querem manter no mundo digital, a Sony propõe o seu novo gira-discos PS-HX500, que pode converter os discos para formato digital que poderão ouvir no computador ou smartphone. O gira-discos também dispõe de um pré-amplificador phono integrado, possibilitando a ligação direta a um amplificador externo, para a reprodução de áudio de alta-fidelidade em casa. O PS-HX500 é o primeiro gira-discos do mundo com suporte para DSD Double-rate e Single-rate (5.6MHz/1bit, 2.8MHz/1bit), um formato de áudio de alta-qualidade. Vai ter um preço de cerca de 500 euros.


Nikon revela nova D5 topo-de-gama



Para quem dá valor ao "outro lado" da imagem, a Nikon dá a resposta. A nova D5 pode ser parecida com a D4 mas conta com tudo novo no interior: um sensor full-frame de 20MP, sistema de auto-focus com 153 pontos, touchscreen, vídeo Ultra HD 4K, ISO até 3.280.000(!) e nem sequer falta ethernet gigabit para transferências mais rápidas (melhor seria ter apostado no USB 3.1 Type-C, digo eu.)

O preço andará lá para os lados dos 6500 dólares... sem lentes.


Samsung apresenta os novos televisores SUHD



A Samsung também já se tinha apressado a dizer que os seus novos televisores seriam "Ultra HD Premium" e por isso os compradores destes novos SUHD podem contar com todos os benefícios a isso associados: HDR, contraste, gama de cores expandida, etc.

Mas no caso da Samsung, o televisor pretende expandir a gama de actuação a outros dispositivos. Com um pequeno dongle USB os utilizadores poderão ganhar integração com os dispositivos SmartThings, o que permitirá utilizar o televisor para controlar luzes e outros dispositivos espalhados pela casa.

Não deixará de ser curioso que a Samsung, sendo um dos maiores fabricantes de ecrãs OLED para mobile, continue a apostar nos LCDs para os televisores de grandes dimensões - deixando que seja a LG a liderar nesta área. Talvez seja simplesmente uma forma de optimizar a sua capacidade de produção para um segmento mais lucrativo... mas não me parece que vá poder evitar de apostar nos televisores OLED nos próximos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)