2016/02/15

Apple troca cabos USB-C dos MacBooks

Se compraram um MacBook com portas USB Type-C, será aconselhado verificarem se têm um dos modelos abrangido pelo programa de troca de cabo que a Apple lançou.

Este problema afectará algumas das unidades vendidas durante o mês de Junho de 2015, e a Apple diz que a causa estará relacionada com um "problema de design" que faz com que o MacBook possa não recarregar ou carregar intermitentemente quando ligado ao adaptador de corrente.

Para saberem se têm um cabo que potencialmente terá que ser trocado bastará procurar pela legenda escrita no mesmo. Os cabos redesenhados já contêm número de série inscrito, enquanto que os cabos antigos não têm esse elemento.



É um bocado estranho que algo tão simples como um cabo possa dar problemas, mas... se formos a ver, os cabos da Apple (dos iPhones) há muito que são criticados por serem facilmente danificáveis - e também será alegadamente (e indirectamente) devido ao design, pois diz-se que Steve Jobs não queria que o cabo tivesse o seu aspecto minimalista estragado pela presença de um volumoso sistema para reforçar a parte de junção entre cabo e ficha e minimizar o risco de danos provocados pela dobra do cabo nessa zona mais frágil.

Poderia também suspeitar-se que fosse algo ao estilo do que aconteceu com os cabos USB Type-C da OnePlus, mas nesse caso a Apple alertaria para os potenciais riscos de usar o cabo noutros equipamentos, coisa que não acontece - referindo apenas a tal questão do "design", que muito bem poderá referir-se a algo tão simples quanto umas pequenas tolerâncias nas medidas, que faça com que o cabo não fique correctamente colocado na ficha ou a fazer o contacto devido.

Podem encontrar mais informações sobre o programa de substituição do cabo de carregamento USB-C da Apple aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)