2015/11/26

OnePlus esclarece o problema dos seus cabos USB Type-C e oferece reembolso


Recentemente surgiram informações que indicavam que o cabo e adaptador USB Type da OnePlus não cumpria as especificações e poderia danificar os equipamentos; e agora a OnePlus vem clarificar o que se passa.

Um engenheiro do Google que estava a validar cabos USB Type-C tinha alertado para o perigo de usar cabos de baixa qualidade que não cumpriam as especificações; e surpreendeu tudo e todos quando revelou que os cabos e adaptadores USB Type-C da OnePlus também não cumpriam a especificação como deveriam.

Estes produtos deveriam usar uma resistência de 56kO mas em vez disso usam uma de 10kO. O efeito é que embora os cabos tenham sido concebidos para correntes máximas de 2A, no caso de serem usados com dispositivos fast-charging, podem fazer com que seja pedidas correntes superiores que danifiquem produtos que não tenham sistemas de limitação de corrente. A OnePlus relembra que é perfeitamente seguro usar estes cabos com os seus carregadores e smartphones, e também o será com qualquer carregador de qualidade com certificação CE, UL, ou CCC. O problema surgirá com carregadores sem as medidas de protecção adequadas...


De qualquer forma a OnePlus já está a trabalhar para rectificar a situação e criar cabos e adaptadores que cumpras as especificações do standard, e dá aos clientes que tenham comprado estes cabos e adaptadores a possibilidade de os devolverem e serem reembolsados.

Este reembolso só se aplica a quem tiver comprado estes produtos de forma individual - não poderão devolver/trocar os cabos que vêm incluídos com o OnePlus 2.

3 comentários:

  1. A ver se percebo... assim sendo, o meu carregar de 5 portas da anker, que debita no máximo 2.4A por porta, e que cumpre as normas todas, é seguro para ser usado?
    E o power bank também da anker que tem 3A no total de 2 portas?

    ResponderEliminar
  2. Era publicidade a mais para coisa tão balôfa. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  3. O problema está no cabo que informa a fonte que tem de debitar o máximo que consegue até à corrente máxima admissível pelo standard USB 3.1 que se não me engano são 3A. Agora se os dispositivos não tiverem um limitador de corrente, vai levar com toda a corrente da fonte, o que naturalmente não é muito saudável para o dispositivo!! :D

    O grande problema deste cabo é que a resistência de pull-up utilizada 10k, informa a fonte que tem de debitar independente do dispositivo que esteja ligado, 3A (por outras palavras o máximo que conseguir, no caso de estarmos a falar de carregadores de 2A p.exemplo, ou 500mA para uma porta USB 2.0).

    Fica o link da especificação dos cabos e coletores type-c
    http://www.those.ch/designtechnik/wp-content/uploads/2014/08/USB-Type-C-Specification-Release-1.0.pdf#page149

    ResponderEliminar