2016/02/15

Portáteis da HP virão com FreeSync


Depois de se terem tornando numa característica indispensável para os jogadores, a tecnologia de sincronização de ecrã FreeSync da AMD vai chegar aos portáteis da HP.

A AMD anunciou que as novas versões dos portáteis HP Envy 15z virão com a sua tecnologia FreeSync, e que isso será alargado a todos os portáteis HP com a mais recente geração de APUs "A" lançados na segunda metade de 2016.

O FreeSync é o equivalente ao G-Sync da Nvidia (e por esta altura já era tempo de ambos chegarem a acordo para evitarem esta situação de se ter que comprar um monitor "à medida" da placa gráfica - ou vice-versa). O que este sistema permite fazer é ajustar a velocidade de refrescamento do monitor de forma a que fique perfeitamente sincronizada com a velocidade a que o GPU consegue gerar os frames, evitando os problemas decorrentes de tentar "encaixar" um framerate variável (por exemplo: entre 30-50 frames) num ecrã que está a exibir imagens de forma constante a 60fps.

Aliás, não deixará de ser curioso ver esta tecnologia chegar aos portáteis, uma vez que as suas origens estão relacionadas com eles. O "panel self-refresh" é uma capacidade do eDP (embedded DisplayPort) que permite a um monitor continuar a mostrar a mesma imagem sem necessidade do GPU estar activado; e a possibilidade de suportar um framerate variável foi inicialmente pensado também como uma forma de reduzir os consumos, tão importantes nos dispositivos móveis (especialmente sabendo-se que o ecrã é um dos elementos mais gastadores, e portanto onde toda e qualquer poupança mais impacto terá.)

... Cá continuaremos a aguardar que a Nvidia se digne de seguir os standards e deixar de apostar numa tecnologia proprietária para fazer algo que o DisplayPort estará preparado para fazer (a AMD diz que o seu FreeSync será compatível.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)