2016/02/08

Hangouts passam a usar ligações peer-to-peer (P2P)


Os utilizadores do Hangouts do Google poderão começar a notar uma melhoria da qualidade do som e vídeo nas suas chamadas, graças às ligações P2P.

As ligações P2P (peer-to-peer) tornaram-se quase tabu por serem inevitavelmente associadas a programas de partilha de conteúdos, mas a verdade é que se limitam a designar todos os sistemas em que a comunicação é feita directamente entre dois utilizadores na internet sem o recurso a intermediários. Desta forma, maximiza-se a eficiência, dispensando intermediários que teriam que reencaminhar os dados referentes a ambos os utilizadores.

E agora é o Hangouts do Google que passa a usar P2P sempre que tal for possível - mas sendo necessário ter em conta que nem sempre é. Dependendo da ligação que vocês (ou a outra pessoa) estiverem a utilizar, poderá não ser possível fazer uma ligação directa entre os equipamentos, e nesse caso continuará a ser utilizado um intermediário que permita fazer a comunicação entre os dois.

O Google relembra também que, com este novo sistema P2P, qualquer um dos intervenientes poderá potencialmente ter acesso ao IP das suas máquinas, e consequentemente ficar com uma ideia aproximada da sua localização. É algo que algumas pessoas poderão querer evitar, e que por isso teria sido simpático que o Google escondesse uma opção de não usar P2P nas configurações do Hangouts.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)