2016/02/03

Helio X20 da MediaTek também sofre de problemas de sobreaquecimento?


Depois da Qualcomm se ter "escaldado" com os problemas de aquecimento do Snapdragon 810, parece que agora será a vez da MediaTek passar pelo mesmo com o seu novo Helio X20.

O Helio X20 prometia ser um dos mais potentes CPUs de sempre, com 10 núcleos de processamento que são divididos em três categorias de desempenho. Tradicionalmente, os SoC mobile recorrem a dois conjuntos de "cores", um com desempenho inferior e consumo de energia reduzido, outro capaz de processamento mais intensivo mas com consumo acrescido. No caso do Helio X10 a MediaTek estreia um sistema tri-cluster, onde para além dos blocos dedicados ao baixo consumo e ao desempenho elevado, adiciona um dedicado ao processamento intermédio. A MediaTek equipara a sua opção à da caixa de velocidade dos automóveis, onde um maior número de velocidades permite uma melhor optimização do consumo em em função do que se pretende fazer.


Nalguns testes que se têm descoberto, o Helio X20 parecia realmente superar tudo o que existe no mercado, atingindo pontuações de mais de 85000 no Antutu. Só que agora parecem surgir rumores de que o X20 também poderá sofrer de problemas de sobreaquecimento.

Problemas que aparentemente estarão a ser confirmados pelo atraso na entrega dos chips aos clientes, e que também estará a fazer com que alguns dos grandes clientes que pretendiam utilizar este chip nos seus dispositivos já estejam a fazer alterações de última hora para usarem outros chips - uma sequência de acontecimentos em tudo idêntica à que se assistiu com o Snapdragon 810 da Qualcomm.

Claro que por enquanto tudo isto não passa de um rumor, que só poderá ser esclarecido quando começarem a chegar ao mercado dispositivos equipados com o Helio X20. Ainda assim, não deixará de ser bastante frustrante se novamente se voltar a verificar o caso de um chip que prometia conjugar o alto desempenho e a máxima eficiência... mas que não o consegue fazer por aquecer excessivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)