2016/02/19

Operador "revolucionário" cancela plano ilimitado de acesso à internet - copia os planos tradicionais dos outros operadores


Nos EUA, o operador Karma atraiu as atenções ao disponibilizar um tarifário de acesso à internet ilimitado por $50 chamado Neverstop; mas bastaram três meses para que o operador mudasse de ideias e cancelasse esse tarifário, trocando-o por planos idênticos ao dos restantes operadores.

Mais uma vez fica demonstrada que quando a oferta parece boa demais, normalmente é. O Neverstop da Karma oferecia um plano de dados ilimitado por $50/mês, mas dois meses depois o operador já estava a reconsiderar e aplicou um limite de 15GB de dados a partir dos quais a velocidade era drasticamente reduzida. Agora, um mês mais tarde, volta a dar o dito por não dito, e acaba completamente com o plano Neverstop e direcciona os clientes para planos que oferecem 5, 10 e 20GB de dados mensais por $40, $75 e $140.

Não serão necessárias muitas contas para perceber que estes novos tarifários nada têm de atractivo para quem pretendia consumir grande quantidade de dados - que seriam precisamente o público alvo de um tarifário ilimitado como o que inicialmente estava a ser prometido. E mesmo sabendo-se que quando se anuncia algo "ilimitado" haverá sempre alguém disposto a levar isso aos limites, seria esperado que um operador de telecomunicações tivesse consciência disso, e tivesse previsto uma forma para lidar com esses casos (em vez de simplesmente dizer que "assim não dá, desistimos".)

Assim, mais parece que o argumento dos dados ilimitados foi apenas usado como forma de tentar angariar clientes iniciais, na esperança de que alguns deles permaneçam por comodismo num destes novos tarifários... Por estas e por outras é que devemos sempre desconfiar de todo e qualquer operador que ofereça algo "ilimitado", e ainda mais no caso de nem nas letrinhas pequeninas vierem especificados os verdadeiros limites, ou estas vierem camufladas atrás de uma qualquer "política de utilização aceitável" secreta cujas condições o operador se recusa a divulgar.

3 comentários:

  1. Rede 3 no Reino Unido deve ser unica a nivel mundial.

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    No UK tenho a rede 3 (three) e por £18 tenho internet ilimitada.

    http://www.three.co.uk/Store/SIM/Plans_for_phones

    ResponderEliminar
  3. Nao vejo onde é que está o ilimitado na rede 3 Three
    On our All-you-can-eat data plans, you can use up to 12GB of your data each month to create a Personal Hotspot within the UK

    ResponderEliminar