2016/02/26

Philips 276E7QDSW [contacto]

O monitor é um daqueles periféricos essenciais para a utilização do computador, e hoje o Luis Costa traz-nos as suas impressões sobre um Philips Full HD de 27" que ficará bem em cima de qualquer secretária.


A Philips é uma marca que dispensa apresentações, com um vasto historial no campo da imagem, sendo fácil encontramos televisores, monitores e projectores em qualquer superfície comercial. O 276E7QDSW é um monitor que pertence à linha E da Philips, tendo como principal atractivo o design, com principal destaque para a cor branca que tantos adeptos tem reunido nos últimos tempos.

Tem um painel LCD PLS de 27" / 68,6 cm, com rácio de visualização de 16:9, resolução Full HD 1920x1080 @ 60 Hz. O tempo de resposta é de 14ms, o brilho 250 cd/m² , rácio de contraste de 1000:1 e o ângulo de visualização de 178º. A Philips utiliza neste monitor algumas das suas tecnologias para melhorar a imagem apresentada, como o SmartResponse que baixa o tempo de resposta cinzento a cinzento para 5ms e o SmartContrast que consegue um rácio de contraste de 20,000,000:1. Temos também 99% da gama de cores sRGB.

Em termos de consumo, é um equipamento de classe B e tem como valores declarados 18,74 W em operação, 0,5 W em modo de espera e 0,3 W quando desligado.


Dentro da embalagem 100% reciclável, encontramos uma divisória em esferovite, que alberga os acessórios: base, transformador ( também branco, a combinar com o ecrã), cabos e documentação técnica


A base que serve de sustentação ao monitor, apresenta um sistema de fixação muito bem idealizado, com apenas um parafuso para fixar este elemento ao braço vertical. O utilizador apenas tem de encaixar o braço na base, levantar a patilha do parafuso e rodar a mesma para efectuar o aperto necessário para fixar as duas peças. Depois de apertado, basta voltar a dobrar a patilha e está pronto a instalar.


É na traseira, ao centro em baixo, que se encontram as fichas para ligação dos cabos. Aqui encontramos fichas VGA, DVI e HDMI, cobrindo assim o esperado espectro de equipamentos; e ainda a ficha para alimentação e uma saída de som para jack de 3,5".

A porta HDMI tem a particularidade de suportar a  tecnologia Mobile HD Link (MHL), que permite ligar smartphones e outros equipamentos que sejam compatíveis com a mesma. Desta forma, o utilizador pode assistir a vídeos e visualizar fotografias no conforto deste ecrã de 27", ao mesmo tempo que o equipamento é carregado. Numa altura em que começam a surgir soluções que apostam na mobilidade, o suporte para o MHL é uma excelente mais valia. Não deve demorar muito a que o smartphone possa substituir o PC para a grande maioria das funções (até lá, podem experimentar o RemixOS e o MaruOS.)




Depois de ligados os cabos e definido o local de instalação, basta definir a inclinação  que varia entre os -5 e 20 graus. A altura, por seu lado, não é ajustável, a não ser que recorram ao velho método das resmas de papel/livros. Para além do posicionamento para obterem a melhor visualização, devem ter em conta também o acesso à lateral direita do monitor, pois é nesta zona que se encontra o único botão disponível para aceder às definições.


Este pequeno botão funciona tipo joystick com pressão e serve para navegar nas definições. Desta forma, toda a moldura fica livre de botões. É também através do mesmo que se liga e desliga o monitor.



O menu de definições é um dos aspectos muito positivos da política Philips para os monitores, pois a marca aposta numa manutenção do mesmo sistema de opções e navegação, facilitando assim o utilização de quem já é seu cliente.


Uma situação curiosa é o facto de o menu não ser fixo. Quero com isto dizer que o mesmo toque não vai mostrar sempre as mesmas opções. Estas adaptam-se à situação específica de cada momento. Assim não estranhem que sem uma fonte de imagem activa vos seja apresentado um menu e com o ecrã "em funcionamento", outro.


O menu de definições SmartImage tem ajustes pré-definidos para três modo de imagem: padrão, internet e jogos. No modo internet a principal alteração é no brilho da imagem. No caso dos jogos, os tons de cor ficam mais fortes e intensos.



Quando em utilização, este revela-se um monitor bastante competente para quem pretende uma monitor para trabalho, navegar na internet e ver imagens ou vídeos. Dá perfeitamente para jogar, mas o publico mais exigente, vai por certo querer outro tipo de tempo de resposta. A área de visualização é alargada, sendo as 27" bastante generosas, permitindo colocar o ecrã a uma maior distância, sem que se torne mais difícil perceber o que é apresentado no ecrã.

Principalmente, o público alvo deste monitor serão aqueles que procuram um monitor com tamanho generoso, mas que - acima de tudo - tenha um visual que fique bem em cima de qualquer secretária. O seu preço de 279 euros pode considerar-se estar dentro do aceitável para aquilo que disponibiliza.


Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)