2016/02/28

Raspberry Pi 3 chega com CPU de 64 bits + WiFi + BT


Depois do pequeno e super-económico Raspberry Pi Zero, parece que vamos mesmo ter um novo Raspberry Pi 3 mais potente, com WiFi, Bluetooth, e CPU de 64 bits.

A surpresa do lançamento deste novo Raspberry Pi 3 foi "estragada" devido a imagens da FCC que revelaram que este novo micro-computador tinha sido submetido aos testes para a sua certificação; sendo também confirmado pela imagem de capa da nova edição da revista The MagPi, que confirma a presença de um CPU de 64 bits a 1.2Ghz, WiFi e Bluetooth.

Actualização: já foi revelado oficialmente - e confirma-se que mantém o mesmo preço de $35.


Compreensivelmente, o nível de alterações face ao Raspberry Pi 2 foi o mínimo possível, o que permitirá aproveitar as vantagens do novo modelo em projectos pensados para o modelo anterior, embora se tenha que ter em conta que o posicionamento dos LEDs foi alterado e que a presença de chips WiFi e Bluetooth também obrigará a que se tenha algum cuidado de forma a não reduzir o seu desempenho.

Teria sido simpático que a melhoria do CPU para um chip de 64 bits (estreia nos RPI, e provavelmente núcleos Cortex A53) fosse acompanhada pela duplicação da memória RAM, mas pelo que se pode ver, parece que continuamos a ter apenas 1GB. Ainda assim, a integração do WiFi e BT dá bastante liberdade a nível das portas USB; pois tradicionalmente estes seria módulos quase obrigatórios em grande parte dos projectos - especialmente se este RPI 3 for lançado com o preço ao mesmo preço de referência do RPI 2 ($35). :)

3 comentários:

  1. Full specs aqui: http://i.imgur.com/exuZy58.jpg Confirmado pela Farnell aqui: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:YI8t_kOylS0J:www.farnell.com/datasheets/2020826.pdf+&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=de
    Pelo que li, este SoC não admite mais que 1GB de RAM (não sei se é um facto, ou não). Quanto à surpresa "estragada"... Bom, pelo andar das coisas eles não se deram a trabalho nenhum de esconder o que quer que seja. Isto ao ponto de até haver já encomendas feitas e com tracking number devido a uma falha no site de um dos distribuidores... Alguns "leaks" podem ter sido de propósito.
    Quanto ao preço, já se previa que seria semelhante. O Eben Upton há uns tempos disse numa entrevista que estava contente com os price points praticados e que o objectivo era dar mais pelo mesmo preço.

    ResponderEliminar
  2. 35USD :D

    https://www.raspberrypi.org/blog/raspberry-pi-3-on-sale/

    ResponderEliminar
  3. Eles vão lançar uma versão "+" deste modelo daqui a uns tempos, provavelmente virá com os tais 2GB.

    ResponderEliminar