2016/03/14

Android ganha streaming de jogos no Google Search e secção Indie no Google Play


A Google está bem consciente do peso que os jogos têm numa plataforma, e prepara-se para adicionar uma dose extra de funcionalidades que tornarão o Android ainda mais atractivo para os developers de jogos, incluindo a capacidade de experimentar jogos sem os instalar.

O tempo dos utilizadores é um bem precioso, que logo à partida faz com que a decisão de instalar - ou não - um jogo, seja a primeira barreira a superar na tentativa de os cativar. Para isso a Google joga um trunfo bastante forte, permitindo que qualquer pessoa possa experimentar um jogo a partir de uma pesquisa do Google sem ter sequer que o instalar. O jogo será enviado via streaming, dando continuidade à experiência que já tinha sido feita anteriormente (em moldes mais restritos).

De certa forma, acaba por ser um sinal de como as coisas poderão ser no futuro, não só para efeito de experimentar jogos - que neste caso terá a duração máxima de 10 minutos, com a sugestão para descarregar a app completa no final - como para efeito de utilização continuada de apps. Esta tecnologia não só permitiria o acesso a apps que pudessem ocupar terabytes e ser impraticáveis de instalar, como também a apps de uso pouco frequente.

Para além disso, a Google acata os pedidos dos developers indie, que não têm possibilidade de competir com os recursos dos grande estúdios que criam jogos para mobile e ocupam o topo das tabelas, e cria uma nova secção na Google Play Store dedicada exclusivamente a jogos de developers independentes. No entanto, a Google diz que as apps terão que ter um nível de qualidade elevado para poderem entrar nessa secção... o que evitará que rapidamente a mesma se tornasse num secção sem interesse, dominada por jogos de baixa qualidade.

Também há outras novidades a nível de analisar o comportamento dos jogadores (saber quais os que "investem" mais nos jogos, por exemplo), e também a capacidade de se fazer streaming em directo de um jogo, potenciando o mesmo tipo de actividade que o Twitch... mas em versão mobile.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)