2016/03/29

IFTTT muda de atitude e começa a afastar serviços?


O IFTTT é um dos serviços que mais adoramos e recomendamos, mas parece que o mesmo começa a ter uma atitude preocupante e que está a afastar alguns dos seus parceiros de longa data.

Já muito falamos sobre o IFTTT, o serviço "if this then that" que permite que qualquer pessoa, em poucos cliques, crie acções e automatismos entre diferentes serviços sem ter que perceber nada de programação. Ora, precisamente por ser um serviço que vive à custa dos outros serviços, seria de pensar que o IFTTT faria todos os possíveis por os tratar bem... mas parece que não é bem assim.

Recentemente descobriu-se que o serviço Pinboard iria deixar de estar no IFTTT, e o responsável veio a público revelar que não é o Pinboard que vai sair do IFTTT, mas que é o próprio IFTTT que o está a mandar sair. Segundo o mesmo, o IFTTT, que tradicionalmente sempre teve uma postura amiga dos developers, optou por mudar de atitude, e agora põe uma série de exigências, para que os serviços implementem novas APIs ao gosto do IFTTT, e obrigando a assinar contratos com cláusulas abusivas.

Ao Pinboard já se juntaram o Readbility e o Last.fm, sendo de esperar que a lista de abandonos não se fique por aqui.

É certo que o IFTTT tem toda a liberdade de seguir o caminho que acha ser melhor para si; mas pergunto-me qual será o interesse de um serviço que vive à custa da ligação entre outros serviços, se não tiver esses outros serviços para ligar? Esperemos que o IFTTT ainda vá a tempo de rectificar a situação antes que a debandada seja geral (embora esta situação dificilmente vá ser perdoada ou esquecida pelos developers, e vá ter repercussões a médio e longo prazo); mas se não for o caso, o criador do Pinboard relembra que existem alternativas como o Zapier e o Botize, e que não deverá demorar muito para que surja um novo "IFTTT" que venha ocupar o espaço anteriormente ocupado pelo IFTTT antes destas exigências.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)