2016/04/21

Helio X25 mostra o que vale (e não desilude)


A MediaTek há muito que é associada aos chips mais económicos (mas menos potentes), mas tem feito grandes esforços para mudar essa imagem, com a aposta nos seus Helio deca-core. O Helio X25 é um dos chips que poderá dar que falar, e que já vai mostrando o que vale.

A MediaTek tem feito um esforço notável no sentido de melhorar o desempenho dos seus processadores. O seu objectivo é claro, conseguir um CPU que consiga competir lado a lado com os gigantes Qualcomm e Samsung. Este objectivo é partilhado pela Huawei, se bem que a marca chinesa leva algum avanço em termos de desenvolvimento, pois já utiliza um processo de fabrico de 16nm, ao passo que a MediaTek ainda está nos 20nm.

Esta diferença tem repercussões no desempenho, levando a que os MediaTek atinjam temperaturas mais elevadas num menor espaço de tempo. É por esta razão que os processadores se limitam à gama média, ao invés de lutar na gama alta. A ver vamos o que o Helio X30 conseguirá fazer neste campo.

Num comparativo no entre o Exynos 7420, o Snapdragon 652 e o Helio X25, este último consegue um desempenho interessante.




Há no entanto que ter em conta que o Exynos é um modelo de 2015 e o Snapdragon 652 é destinado à gama média-alta. Seja como for, em termos de benchmarks estamos conversados: o Helio X25 será capaz de fornecer poder de processamento mais que suficiente para garantir um desempenho ao nível do que um smartphone da gama média-alta exige.

Por: Luis Costa

5 comentários:

  1. «A MediaTek há muito que é associada aos chips mais económicos (mas menos potentes)»

    Para mim é a marca em que os GPS não funcionam e não há ROMs alternativas para os equipamentos com estes chips.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Sim sou ignorante e parei no tempo, mas acima de tudo estou escaldado!
      O mais engraçado é que ainda hoje li na mailing list aqui do Aberto até de Madrugada, um ilustre membro desta comunidade desaconselhou a compra de um certo smartphone por causa dos problemas de GPS, adivinha lá qual era o fabricante do chip?

      Eliminar
    3. Caro "Jaquim", agradece-se que a discussão seja mantida no foro tecnológico e não nos ataques pessoais. Será mais produtivo contrapor com factos e opiniões do que insultando outras pessoas.

      Eliminar
    4. Carlos podias ter deixado o comentário, com tipos destes posso eu bem :P

      Eliminar