2016/04/06

Huawei P9 aposta em câmara... monocromática


A Huawei tem grandes aspirações para o seu novo P9, e para além de um design sóbrio e construção de alta qualidade, aposta na parceria com a Leica para o dotar de uma câmara capaz de o fazer sobressair num segmento onde a concorrência é cada vez mais complicada... ou melhor dizendo: duas câmaras.

O Huawei P9 é um dos smartphones que recorre à táctica das duas câmaras na traseira, mas ao contrário do que tem sido feito por outros fabricantes, que usam duas câmaras idênticas ou com variação na lente, o P9 utiliza uma câmara a cores e outra monocromática. E promete resultados surpreendentes com esta táctica.

A maioria dos sensores de imagem é de facto monocromático, sendo que os sensores a cores recorrem a micro-filtros coloridos colocados sobre os pixeis. Isso permite captar imagens a cores... mas faz com que se perca também grande quantidade de luz - algo que tem levado os fabricantes a procurar novas formas que permitam melhor aproveitar a luz (como o sensor britecell da Samsung). Neste caso, a Huawei não esteve com meias-medidas, e a par do tradicional sensor a cores, adicionou um sensor secundário monocromático, que permite aproveitar 200% mais luz e aumentar o contraste em 50%. No fundo, trata-se de aproveitar todo o detalhe de um sensor monocromático, e conjugá-lo com a informação de cor captada pelo outro sensor... o que na teoria é excelente, mas faltará ver como se comporta na prática.

Quanto ao resto, o Huawei P9 é um smartphone de 5.2" (Full HD), com margens reduzidas nas laterais, CPU Kirin 955, 3GB/32GB ou 4GB/64GB + microSD, câmara traseira dupla de 12MP (com flash LED dual-tone e focagem laser), bateria de 3000mAh e Android 6.0. Também temos direito à mais recente ficha USB Type-C; e haverá uma versão Plus com ecrã AMOLED 5.5" Full HD e bateria de 3400mAh.

Só falta saber qual o preço a que o P9 chegará a Portugal... e se a câmara dupla desenvolvida com a ajuda da Leica conseguirá fazer frente ao Galaxy S7, que se tornou na referência actual das câmaras nos smartphones.

Actualização: já temos preços. O Huawei P9 irá chegar à Europa a 16 de abril com um PVP a partir de 599€. E o P9 Plus, com um ecrã de 5.5 polegadas, terá um PVP de 739€.


Actualização 2: o nosso Luis Costa já nos enviou algumas fotos em primeira mão em directo do evento de apresentação em Londres. :)





2 comentários:

  1. Muito bom preço, pelo menos em comparação com os "S" e os "i"...

    Mas para mim continua a ser caro hehe...

    ResponderEliminar
  2. Muito bom preço, pelo menos em comparação com os "S" e os "i"...

    Mas para mim continua a ser caro hehe...

    ResponderEliminar