A opção da Samsung em lançar o seu mais recente Galaxy S7 com a porta micro-USB tradicional em vez da nova porta USB Type-C pode ter mais uma explicação. O sistema de carregamento Quick Charge da Qualcomm é incompatível com esta ficha.
Para além da juventude do USB Type-C estar a causar alguns incidentes indesejados, a Samsung foi criticada por se manter com a ficha micro-USB antiga, e ainda por cima dando apenas uso ao Quick Charge 2.0 quando já poderia utilizar o Quick Charge 3.0 suportado pelo Snapdragon 820.
Mas Benson Leung, o engenheiro da Google que tem levado a cabo a cruzada de testar os cabos USB Type-C veio a público apresentar uma explicação que revela que, actualmente, não será possível compatibilizar o Quick Charge com o USB Type-C.
Os novos LG G5 e HTC 10 são dois dos equipamentos que têm esta porta USB e utilizam o Quick Charge 3.0, pelo que será interessante ver de que forma é que estas empresas terão conseguido contornar o problema... e ver se não se reacende um "USB-gate" com mais complicações que impedem a utilização de carregadores ou cabos genéricos para os recarregar..
Com problemas na qualidade dos cabos e indefinição relativamente ao sistema de carregamento, a Samsung pode até ter tomado a decisão mais acertada. Não corre o risco de ver o equipamento danificado com cabos de má qualidade e evita a utilização de um sistema de carregamento que contaria a norma.
Actualização: a Qualcomm já reagiu e fez um comunicado a dizer que o Quick Charge pode usar múltiplas fichas, incluindo o USB Type-C, mas não aborda a questão de tal ir contra as especificações do USB Type-C.
Por: Luis Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)